Nikolas chama Wagner de "tapioca" e associa Sarto a buracos em ato com André em Fortaleza
A dupla bolsonarista comandou evento de campanha no bairro Conjunto Ceará e não poupou críticas a Capitão Wagner, um ex-aliado, e José Sarto, atual prefeito da CapitalO candidato a prefeito de Fortaleza, André Fernandes (PL), reuniu apoiadores em uma praça no bairro Conjunto Ceará na noite deste sábado, 21, para uma agenda de campanha com caminhada pelo bairro. O evento contou com a presença do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que junto de André exaltou a candidatura bolsonarista e fez críticas a adversários políticos, dentre eles os também candidatos Capitão Wagner (União Brasil) e José Sarto (PDT).
No local, André e Nikolas discursaram em cima da estrutura de um paredão de som, onde agradeceram aos apoiadores que aguardavam no local desde o início da noite. Ambos falaram em tom de exaltação da campanha bolsonarista e contra o que classificaram de “velha política”, segmento que atrelaram a candidatos adversários.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Hoje é o dia em que a velha política caiu nesta cidade. André Fernandes é o nome da juventude e do futuro. Nós venceremos porque a melhor pesquisa é a população”, disse Níkolas no início de sua fala.
E seguiu: “Não tenho dúvidas que Fortaleza se tornará a melhor cidade do Brasil. São muitas as perseguições e mentiras contra ele. Da tapioca (referência que André usa para citar Wagner); do Sarto, que coloca buraco na sua rua; e o André tem se mantido forte. Dia 6 de outubro, Fortaleza
fará história elegerá André prefeito”.
O ato começou com atraso, mas transcorreu sem grandes problemas. Apoiadores do candidato do PL aguardaram ao lado da Praça da Caixa Econômica, no Conjunto Ceará. O clima era de celebração, com músicas embalando os presentes enquanto os candidatos não chegavam para o início da programação. Outros nomes do PL, como Carmelo Neto, Priscila Costa e Bella Carmelo estiveram presentes.
André discursou após Nikolas e atacou os adversários, que classificou como parte de um mesmo grupo.
Leia mais
“Lá atrás, quando colocamos a candidatura à disposição, muita gente desacreditou. Disse que seria apenas uma aventura. O sistema jamais imaginou que um jovem chegaria para desbancar esse grupo de político velho que há 30 anos domina a nossa cidade. Eles não contavam com a força de vocês”.
O bolsonarista seguiu afirmando que os adversários estão desesperados com o desempenho de sua candidatura, que tem crescido em pesquisas recentes. “O que garanto é que cada um de vocês pode contar comigo. Vocês devem ter percebido o quão eles, o sistema, estão incomodados. Os ataques estão vindo de pessoas que jamais imaginávamos que nos atacariam; que até dias atrás batiam nas nossas costas e chamavam de amigo e de irmão”, comentou sem citar nomes.
Nesse momento, populares que estavam no local falaram palavras contra Capitão Wagner, ex-aliado de Fernandes e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas que neste ano se afastaram por causa da disputa eleitoral e buscam aglutinar o voto da parcela mais conservadora em torno de suas respectivas campanhas.
André então seguiu: “Não tem problema, o sistema está incomodado e isso só serviu para mostrar quem realmente é oposição no Ceará. Sem fazer acordo com o PT, sem fazer acordo com o partido dos Ferreira Gomes. Não é o André que vai dominar a cidade, é a população de Fortaleza”, bradou o candidato. Posteriormente, a passeata com Nikolas seguiu pelas ruas do Conjunto Ceará, acompanhada por pedestres, motos e carros.
Os ataques a Wagner ocorrem na esteira de um acirramento entre as candidaturas mais à direita na Capital. Nas inserções e propagandas de rádio e TV, Wagner e Sarto têm feito um movimento de ataques direcionados à campanha de Fernandes. Como noticiou a coluna Vertical, do O POVO, do dia 14, até a manhã do dia 19, um total de 50 das 57 inserções veiculadas por Wagner tiveram o candidato do PL como alvo.
Outras campanhas têm tentado ligar Fernandes ao ex-presidente Bolsonaro, lembrando de sua atuação durante a pandemia e o seu alinhamento com o ex-mandatário. As estratégias se intensificaram
desde a divulgação da última pesquisa Datafolha, contratada pelo O POVO, em Fortaleza, que apontou Fernandes em liderança numérica na disputa, com 25% das intenções de voto, contra 23% de Wagner.
Um dia antes do ato deste sábado, Fernandes afirmou que os ataques que vem recebendo de Wagner representam “falta de caráter” do ex-aliado do União Brasil. “Não sei se isso é medo ou desespero, ao meu ver é mais falta de caráter mesmo. Mas o que eu quero alertar vocês é que o sistema tá incomodado”.
Na ocasião, ele ainda falou sobre Evandro Leitão, candidato do PT, citando a compra de um painel de led de R$ 5 milhões para a reforma da Assembleia Legislativa, cujo o plenário sofreu um incêndio há cerca de três meses.