Icapuí: Candidato desiste por "traição", PT não substitui candidatura e apoiará nome do PSD
O prefeito da cidade e coordenador geral da campanha do candidato do PT, Lacerda Filha, acusou o partido de adiar a renúncia formal do candidato e, assim, ficar sem chapa para a eleição. Heverton Costa (PT), que renunciou, está apoiando Kleiton (PSD)O Partido do Trabalhadores não apresentou substituto do candidato à Prefeitura de Icapuí, a 201 km de Fortaleza, depois que Heverton Costa (PT) anunciou desistência da candidatura em 9 de setembro. A sigla ficará sem chapa na eleição e decidiu apoiar Kleiton (PSD), que tem como único adversário Jobede Silva (PSDB).
Lacerda Filho (PSB), prefeito do município e ex-coordenador geral da campanha de Heverton, afirmou em suas redes sociais que a renúncia oficial do candidato do PT não aconteceu no dia 9 de setembro e, sim, no dia 16 de setembro, último dia para as siglas substituírem os candidatos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia mais
Ele questionou qual o interesse da sigla em não insistir na renúncia formal, desde que Heverton anunciou sua saída.
"Portanto é uma mentira que o Heverton nunca renunciou quando ele soltou aquela nota domingo passado, mais uma mentira. E essa mentira foi descoberta só porque eu sou o coordenador geral da campanha e precisa do meu reconhecimento. Então quem pede esse reconhecimento pede com humildade, não desaforo", afirmou ele em vídeo.
E completou: "Agora por que não foi renunciado anteriormente? Lembre-se que hoje é o último dia do prazo da renúncia. Então não tem nem possibilidade do cargo de prefeito ser preenchido mais".
De acordo com publicação de renúncia de Heverton Costa, a justificativa da sua desistência foi por "dura e inesperada traição política". "Estou profundamente triste, decepcionado e de coração partido, afinal, nunca imaginei passar por essa situação", completou em nota.
Heverton concorria pela coligação 'Icapuí, seguir avançando', composta por PDT, PSB, Federação PT/PCdoB/PV e Federação PSOL/Rede.
Por meio de nota, o PT afirmou que a desistência aconteceu por "em razão de divergências políticas". O texto cita um "contexto político" ao mencionar as eleições de 2022. "Todos nós integramos a aliança que tinha, como interesse comum, o desenvolvimento do município de Icapui. Por isso, em 2024, a parceria foi mantida com a atual gestão municipal que, em conjunto, e com o mesmo objetivo de construir um projeto político de desenvolvimento sustentável para o nosso Icapui, decidiu, com o suporte dos partidos PT, PSB e PDT, apoiar o candidato Heverton Costa", explicou a legenda.
O partido aponta que "pensando na nossa cidade", os filiados foram reunidos e decidiram "politicamente pela ampla maioria", apoiar o candidato a prefeito do PSD, Kleiton Pereira.
O prefeito Lacerda Filho foi procurado para saber sobre o caso, mas não não houve retorno até o momento dessa publicação. A matéria será atualizada caso retornem nosso contato.
Confira as imagens de Heverton Costa na campanha de Kleiton:
Matéria atualizada às 17h18 dia 20/09/2024
Leia mais