SOS Voto: saiba como denunciar fake news nas eleições 2024
Idealizada pela ministra Cármen Lúcia, a iniciativa promove transparência no combate às informações falsas
09:56 | Set. 20, 2024
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou o canal aberto SOS Voto, um disque-denúncia com o número 1491. Disponível para toda a população, o recurso foi idealizado para receber relatos de mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais.
O número 1491 funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 17h. Com capacidade de receber até mil ligações diárias, o canal oferece serviços de registro e orientação dos fatos denunciados. Foi criado para o TSE pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que faz parte do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE).
O disque-denúncia é uma ferramenta auxiliar do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), que reúne os relatos de desinformação eleitoral e pode ser acessado pela internet. O serviço recebe e encaminha as informações feitas por telefone, além de orientar as cidadãs e os cidadãos sobre como registrar suas denúncias diretamente online, por meio do Siade. Caso sejam consideradas válidas, as denúncias serão enviadas à Polícia Federal, ao Ministério Público, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou à juíza ou ao juiz eleitoral responsável.
Leia mais
A divulgação da iniciativa visa combater o contexto de descrédito das instituições eleitorais, baseado em recentes divulgações de teorias conspiratórias e afirmações falsas ou descontextualizadas, denominadas “desinformação”. O projeto do TSE, idealizado pela presidente do Tribunal, ministra Cármen Lúcia, possibilita maior transparência e agilidade no combate às mentiras e desinformações durante as eleições municipais de 2024.
Serviço
Disque: número 1491
Quando: segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 17h