Vereadores da base de Sarto dizem ter sido procurados por campanhas de Wagner e Evandro
O POVO apurou que alguns parlamentares aliados do prefeito se dizem insatisfeitos com demora de envio de recursos para as campanhas a vereador. Reunião é encarada como tentativa de evitar debandada
07:00 | Set. 19, 2024
A reunião do prefeito José Sarto (PDT) com os parlamentares que compõem sua base na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) nesta quarta-feira, 18, ocorre num momento de incerteza dos vereadores. O grupo esteve reunido na segunda-feira, 16, com Roberto Cláudio (PDT) e Ciro Gomes (PDT). Mas nem todos demonstraram sair contemplados do encontro.
Falando sob condição de reserva para O POVO, alguns vereadores da base revelaram insatisfação com a demora de recursos para as campanhas, apesar do apelo da candidatura de Sarto pedir mais presença dos candidatos à CMFor nas ruas em apoio ao prefeito.
Leia mais
Tal falta de celeridade tem inclusive, segundo relatos de alguns parlamentares, chamado outros candidatos à Prefeitura para buscar vereadores. A reportagem apurou que tanto Capitão Wagner (União Brasil) como Evandro Leitão (PT) teriam feito movimentações recentes para tentar atrair os integrantes da base de Sarto.
Sobretudo após pesquisas divulgadas nos últimos nas quais Sarto teve uma queda de desempenho. Há confiança por parte das candidaturas de Wagner e Evandro de conseguir aglutinar parlamentares da base e enfraquecer a candidatura do prefeito.
Um vereador disse ao O POVO que foi procurado por uma das candidaturas. Outro parlamentar conta que colegas de CMFor foram abordados. Wagner teria conversado pessoalmente com vereadores, enquanto Evandro teria enviado interlocutores.
O encontro de Sarto com os vereadores nesta quarta-feira era encarado por alguns como uma tentativa de impedir uma possível debandada dos parlamentares que estão na base.
Reunião contou com Tasso, Ciro e RC
O prefeito reuniu vereadores da base, tendo o encontro contado com a presença do ex-prefeito Roberto Cláudio e o ex-presidenciável Ciro Gomes, ambos do PDT. O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) estreou na campanha de Sarto e fez diversos elogios à gestão do prefeito.
"Primeiro, porque eu moro aqui, meu filhos moraram aqui, meus netos moram aqui e eu tenho uma obrigação com essa cidade, até pela minha família, até por egoísmo. Eu tenho a obrigação com essa cidade. Sei que dentre todos os candidatos nenhum conhece e trabalhou por Fortaleza (como Sarto)", comentou o Tasso antes de encontro com candidatos do PDT, realizado em hotel na avenida Beira Mar", disse.
O tucano ainda comentou sobre a queda de Sarto nas pesquisas eleitorais e garantiu que ainda há "muito chão pela frente" na disputa pela Prefeitura de Fortaleza.
"Nós (..) nem chegamos na segunda parte do primeiro tempo. Nós estamos no meio de uma campanha agora. Como eu disse, as pessoas estão conhecendo o trabalho melhor com mais profundidade do Sarto"", afirmou.
Ele também criticou, de forma indireta, os outros candidatos na disputa e questionou "qual o trabalho, o legado que os outros deixaram" por Fortaleza e nas áreas que atuam.
Tasso acrescentou que, apesar da campanha de Evandro Leitão (PT) ter mais tempo de televisão e apoio do governo estadual e federal, "a consciência do povo de Fortaleza vai valer" mais.
Já Ciro relembrou o legado de Jereissati no governo do Estado e criticou a gestão do ex-governador e atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e do PT à frente da prefeitura, quando Luizianne Lins (PT) foi prefeita. O pedetista também mencionou as ações do governo de Sarto e chegou a fazer comparações com ações do Governo do Estado em áreas, como saúde e educação.