Girão expulso e troca de farpas entre Wagner, Sarto e André marcam debate
Candidatos também debateram tópicos sobre segurança pública, saúde, inclusão social e mobilidade urbana. Eduardo Girão participou do primeiro bloco, porém foi retirado
23:45 | Set. 16, 2024
O debate entre os candidatos à Prefeitura de Fortaleza realizados nesta segunda-feira, 16, foi marcado pela expulsão do candidato Eduardo Girão (Novo) entre o primeiro e o segundo bloco, além da troca de farpas mais direta entre André Fernandes (PL), Capitão Wagner (União Brasil) e José Sarto (PDT). O encontro dos candidatos ao Paço Municipal, promovido pela TV Otimista, contou com discussões sobre segurança pública, mobilidade urbana e saúde na Capital.
No primeiro bloco do debate, Wagner usou um dos tempos de réplica para afirmar que o desejo do PT seria levar André Fernandes para o segundo turno e considerou que o candidato do PL seria “facilmente desmontado” em um possível embate com Evandro Leitão (PT).
Leia mais
“Veja qual é o plano e a narrativa que o Governo do Estado está criando para que, no segundo turno, possam levar o candidato André Fernandes que facilmente vai ser desmontado pelo PT. Você não está achando estranho todo dia o PT bater em mim na campanha? Na eleição passada, eles só falavam de Bolsonaro, mas agora não falam mais de Bolsonaro. Todo dia batem em mim insistentemente, porque eles preferem ter o André no segundo turno, que é muito fácil de desmontar”, avaliou.
O segundo bloco foi iniciado com a bancada do senador Eduardo Girão já vazia. Conforme informou o apresentador Paulo César Norões, a Justiça Eleitoral intimou a emissora informando sobre o conteúdo da decisão liminar determinando a exclusão do candidato do debate.
O evento continuou entre os seis candidatos restantes. Os blocos seguintes tiveram mais apresentação de propostas, porém contou com troca de ataques entre os postulantes. Sarto e Wagner destacaram vídeos antigos de André Fernandes, utilizados pelos dois candidatos em propaganda eleitoral.
Em um dos vídeos resgatados pela campanha de Wagner, por exemplo, o deputado federal aparece “cheirando” sal e, em seguida, a frase “Você confia nele para combater o crime?” é utilizada na propaganda para questionar os eleitores.
O caso foi mencionado por Fernandes durante o debate e o candidato do PL chegou a afirmar que o conteúdo foi “manipulado”.
Durante discussão sobre o tema da saúde, Sarto destacou a atuação da gestão durante a pandemia. O pedetista relembrou falas reproduzidas por Fernandes na época e chegou a mencionar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em resposta, André citou o acidente de carro que o prefeito sofreu em 2023, quando Sarto bateu o veículo contra uma árvore no município do Eusébio. Fernandes ainda afirmou que, na ocasião, o prefeito estaria “embriagado”.
Sarto solicitou direito de resposta e afirmou que o candidato do PL estaria mentindo: “O candidato mentiu quando disse que eu estava embriagado. Eu sofri um acidente como poderia acontecer com qualquer pessoa, inclusive com ele”, disse.