Caucaia: quem são os nomes fortes por trás das candidaturas de Aginaldo, Catanho, Emília e Naumi

Os quatro candidatos estão em disputa acirrada e contam com apoio e influência de figuras políticas locais, estaduais e nacionais

14:27 | Set. 16, 2024

Por: Guilherme Gonsalves
Candidatos a prefeito de Caucaia, Coronel Aginaldo, Emilia Pessoa, Naumi Amorim e Waldemir Catanho (foto: Júlio Caesar/O POVO; Aurelio Alves/O Povo; Divulgação/ascom Naumi Amorim; Samuel Setubal/O Povo)

A eleição para Prefeitura de Caucaia, segundo maior colégio eleitoral do Ceará, tem quatro candidaturas com chances de vitória, segundo as pesquisas divulgadas até o momento. Com nomes já conhecidos, ou estreantes em pleitos, as campanhas possuem figuras importantes exercendo funções diversas nos bastidores, desde articulações políticas até buscas por recursos. Levantamento do O POVO mostra quem são essas pessoas e peso de cada uma na disputa pelo poder.

Coronel Aginaldo (PL)

Coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e ex-diretor da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), Aginaldo concorre pela primeira vez a um cargo majoritário. Em 2022, disputou uma vaga para deputado federal, mas não se elegeu.

Na eleição para prefeito de Caucaia, ele aparece empatado tecnicamente com Waldemir Catanho (PT), pontuando 27,4%, enquanto o petista tem 27,6% segundo Pesquisa Atlas/Intel contratada pelo O POVO.

Para a campanha, Aginaldo tem a esposa, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), como principal nome atuante, sendo uma espécie de "faz tudo", embora ele tenha uma equipe de confiança.

Zambelli participa de todas as ações, desde aconselhamento, opinião sobre os materiais de campanha, sugestão de temas, sendo a figura política mais ativa.

Além dela, o deputado estadual e presidente do PL Ceará, Carmelo Neto, funciona como articulador e auxílio para recursos quando demandado.

Emilia Pessoa (PSDB)

Deputada estadual, ex-secretária da Educação e candidata à Prefeitura de Caucaia em 2020, Emilia Pessoa (PSDB) tem um arco de alianças de partidos relevantes, como PSDB, PDT, União Brasil e PP.

Embora apareça na quarta colocação na pesquisa Atlas, com 15,2%, ela venceria Aginaldo e Catanho em um cenário de segundo turno, de acordo com a mesma pesquisa, e é a candidata com a imagem mais positiva.

Na campanha, Emilia conta com o apoio de pesos, como o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) e o ex-governador Ciro Gomes (PDT). Entretanto, um dos nomes mais ativos em sua campanha é o ex-prefeito de Caucaia, Gerardo (PDT).

O antigo gestor participa de agendas de campanhas e visitas para pedir votos juntamente da candidata, além de servir como articulador político do município.

Outra figura política fundamental na candidatura de Emilia é o do prefeito de Maracanaú e primo da candidata, Roberto Pessoa (União). Além do laço familiar, o gestor atua como "mentor", com conselhos e dicas. Pela experiência de três mandatos, concorrendo ao quarto, Roberto tem uma influência importante nos rumos da campanha. 

Naumi Amorim (PSD)

Ex-prefeito entre 2017 a 2020, Naumi Amorim (PSD) tenta retornar ao cargo de gestor do município de Caucaia. Para isso, ele conta com apoio de alguns partidos, inclusive "tomando" três que antes apoiavam Catanho - PMB, Avante e MDB -, essa última sigla sendo a maior bancada da Câmara Municipal e abrigo da vice, Priscila Menezes, filha do presidente do legislativo caucaiense, Tanilo Menezes (MDB), que também tem influência política na disputa.

Terceiro colocado na pesquisa Atlas, com 21,1%, Naumi lidera a Paraná Pesquisa com 35,9%, com larga vantagem em relação aos demais candidatos.

Natural de Tauá, Naumi é próximo da família Aguiar e principalmente de Domingos Filho, presidente estadual do PSD, e de Domingos Neto (PSD), deputado federa e principal parlamentar integrado à candidatura do ex-prefeito de Caucaia.

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, tem um papel de destaque também. Ele elegeu Caucaia como uma das prioridades do partido nacionalmente e é homem de confiança na candidatura de Naumi. Os deputado estadual David Durand (Republicanos) e o deputado federal Luiz Gastão (PSD) são aqueles que exercem o compromisso de apoio na gestão e, durante a campanha, atuam na busca de projetos e recursos, principalmente parcerias.

Além deles, a esposa de Naumi, Érika Amorim (PSD), é também nome fundamental. Ela preside o PSD no município e participa de quase todas as agendas do candidato, discursando, pedindo votos e sendo voz ativa desde o início.

Waldemir Catanho (PT)

Candidato governista à sucessão de Vitor Valim (PSB), Waldemir Catanho tem anos de experiência como secretário de Governo da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), e secretário de Articulação Política do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT).

Com apoio de boa parte da base aliada do prefeito de Caucaia, Catanho tem o apoio do Governo do Estado e de fortes lideranças locais, como o vereador e vice em sua chapa, Vanderlan Alves (Republicanos), e estaduais, como José Guimarães (PT), líder do Governo Lula, e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

Na campanha, o principal nome é justamente o da deputada federal Luizianne Lins. Ela é coordenadora do plano de governo e principal mentora de Catanho, além de atuar das agendas, assembleias participativas e expor ideias para a possível gestão.

Outro forte nome de bastidor é o de Guthemberg Bezerra, nome próximo a Valim, ex-procurador-geral do município de Caucaia e coordenador da campanha do petista. Ele é quem cuida dos atos de campanha, carreatas, passeatas.

Além dele, Vanderlan também auxilia na articulação e movimentos da candidatura de Catanho. Vereador mais votado nas eleições de 2020, e também candidato a deputado federal com maior votação no município em 2022, o candidato a vice configura como principal força política local e em pontos estratégicos para a disputa eleitoral.

Valim tem agido como prefeito e apoiador, sem se envolver diretamente na campanha de Catanho, embora tenha participado da convenção partidária do petista