Datena dá cadeirada em Marçal durante debate pela Prefeitura de SP

Provocado pelo ex-coach, o apresentador de TV agrediu o rival ao vivo durante o debate da TV Cultura entre candidatos a prefeito da maior cidade do Brasil

23:47 | Set. 15, 2024

Por: André Bloc
Momento da agressão de José Luiz Datena contra Pablo Marçal, ambos candidatos a prefeito de São Paulo (foto: Reprodução / TV Cultura)

Candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, o apresentador de TV José Luiz Datena agrediu com uma cadeirada o rival Pablo Marçal, do PRTB, durante o debate da TV Cultura, na noite deste domingo, 15.

Após o ocorrido, Datena foi expulso do debate, enquanto Marçal se retirou por necessidade médica, segundo o mediador do debate, o diretor de jornalismo da TV Cultura, Leão Serva.

A agressão de Datena ocorreu após provocação de Marçal. O ex-coach havia dito que o apresentador do TV "não era homem nem para fazer isso (agredir Marçal)", quando o tucano respondeu com uma "cadeirada", para choque dos presentes.

Antes mesmo do debate, Datena, conhecido nacionalmente como apresentador de programas de jornalismo policialesco, chegou a dizer que "choro, rio, se preciso dou porrada". A agressão veio durante réplica de Marçal, em provocação ao tucano.

"Você é um 'arregão' (desistente). Atravessou o debate dia desses pra me dar um tapa. Você disse que queria ter feito. Você não é homem nem pra fazer isso. Você não é homem", atacou Marçal. A resposta de Datena foi uma cadeirada. 

(Agressão por volta de 1h05min de debate)

O candidato do PSDB tem adotado tom quase de despedida da candidatura após não subir nas pesquisas. Ele precisou se descompatibilizar da Band, onde era apresentador, para virar candidato, mas viu parte de seu eleitorado migrar para Marçal, conhecido pelo discurso provocador e pela trajetória como coach e youtuber.

Nas redes sociais, o perfil de Pablo Marçal compara a "cadeirada" com a facada sofrida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro durante as eleições de 2018, quando ele foi eleito, e ao atentado ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, neste ano.

Em nota, a equipe de Marçal afirma que, após exames, o candidato tem suspeita de fratura nas costelas e apresenta dificuldade para respirar.