Campanha em Fortaleza é a campeã nacional de gastos com impulsionamento nas redes sociais
Evandro Leitão, Sarto e Capitão Wagner estão no top 5 dos maiores investidores na Meta durante as eleiçõesA campanha eleitoral em Fortaleza é a que mais investiu em todo o Brasil em impulsionamento nas redes sociais, segundo dados da Meta, quem envolve Facebook, Instagram e Whatsapp. A capital cearense tem três integrantes na lista dos cinco maiores investidores de campanha na Meta nos últimos 90 dias.
De acordo com os dados de transparência da gigante de tecnologia, somadas, as campanhas de Evandro Leitão (PT), José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (União Brasil) gastaram mais de R$ 3,6 milhões nesse período somente com impulsionamento. Os três se juntam, nesse quesito, a dois candidatos a prefeito da maior cidade do País: Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (Psol).
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Top 5 candidaturas que mais investiram em impulsionamento de conteúdo na Meta:
- Ricardo Nunes (MDB-SP): R$ 1.585.722
- Evandro Leitão (PT-CE): R$ 1.360.430
- Guilherme Boulos (Psol-SP): R$ 1.355.597
- José Sarto (PDT-CE): R$ 1.350.997
- Capitão Wagner (União Brasil-CE): R$ 971.730
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Outras candidaturas em Fortaleza também tiveram gastos na Meta nesse período, mas em valores bem menores. Confira:
- Eduardo Girão (Novo): R$ 101.000
- André Fernandes (PL): R$ 83.000
- George Lima (Solidariedade): R$ 29.700
- Tecio Nunes (Psol): R$ 22.000
Dentre as candidaturas acima, por ser uma campanha com gastos bem superiores às demais, chama a atenção o baixo valor investido pelo candidato André Fernandes, do PL. A explicação pode vir do fato de ele já ter perfis com grande número de seguidores e grande engajamento nessas capitais, o que torna necessário um menor investimento em impulsionar as postagens.
Situação semelhante à do empresário Pablo Marçal (PRTB), que concorre pela prefeitura de São Paulo. Ele investiu apenas R$ 8.866 em impulsionamento, basicamente apenas em posts que tratavam sob a suspensão de suas redes sociais, impostas pela Justiça Eleitoral.
Disparidade de gastos
Para se ter noção da disparidade do investimento na Meta entre candidaturas em Fortaleza e de outras capitais nordestinas, vejamos os valores gastos por algumas das candidaturas com mais investimento em Salvador e Recife:
- Bruno Reis/União Brasil (Salvador): R$ 99 mil
- Geraldo Junior/MDB (Salvador): R$ 2,6 mil
- João Campos/PSB (Recife): R$ 80 mil
- Daniel Coelho/PSD (Recife): R$ 35 mil
- Gilson Machado Neto/PL (Recife): R$ 143 mil
Mesmo candidaturas de estados mais ricos no Sudeste não apresentam valores que se aproximem ao investido nas campanhas em Fortaleza. Prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes (PSD) investiu até aqui pouco mais de R$ 278 mil na Meta. Líder nas pesquisas em Belo Horizonte (MG), Mauro Tramonte (Republicanos) gastou até agora R$ 236 mil.
Números divergentes
Segundo dados fornecidos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e divulgados na plataforma DivulgaCand, o prefeito José Sarto (PDT) investiu até aqui R$ 1,78 milhão em impulsionamento de conteúdo de campanha. Dentre os candidatos em Fortaleza, é o único caso onde o valor apresentado no DivulgaCand é superior ao valor apresentado pela Meta. Essa diferença pode ser justificada por terem havido gastos em outras plataformas, como o TikTok, por exemplo.
Também muito ativo no TikTok, André Fernandes (PL) ainda não tem nenhum valor declarado de investimento em impulsionamento de conteúdo na plataforma do TSE - lembrando que as candidaturas têm prazos para apresentar prestação de contas, podendo haver desatualização momentânea nos dados.
Ceará investe alto na Meta
Nos últimos 90 dias, o que envolve pré-campanha, o Ceará foi o 4º estado brasileiro que mais investiu em impulsionamento de conteúdo no Brasil, com mais de R$ 7,2 milhões investidos na Meta.
Quem lidera, disparadamente, é o estado de São Paulo (R$ 30 milhões), seguido por Rio de Janeiro (R$ 8,7 milhões) e Minas Gerais (R$ 8,5 milhões). Especificamente estes dados não envolvem apenas investimento em impulsionamento de campanhas políticas.