Por que o Datafolha não considera empate técnico entre André Fernandes e Evandro?
Margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais. Os dois candidatos têm uma diferença de 6 pontos percentuais, o dobro do limite da margem de erro
21:24 | Set. 13, 2024
A pesquisa Datafolha sobre a eleição para prefeito de Fortaleza mostra o candidato André Fernandes (PL) com 25%, um crescimento de 9 pontos percentuais, e Capitão Wagner (União Brasil) com 23% empatados na liderança. Evandro Leitão (PT) também registrou subida de 9 pontos percentuais e tem 19%.
Diretora do Datafolha explica por que o instituto não considera empate técnico entre André Fernandes e Evandro Leitão; assista:
A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. Apesar de o petista estar empatado tecnicamente com Wagner na segunda colocação e com José Sarto (PDT), o levantamento não considera empate entre o postulante e André Fernandes.
Leia mais
No limite máximo da margem de erro, Evandro pode chegar a 22%. E André Fernandes, se a margem de erro for colocada no limite para baixo, chega também a 23%. Mesmo assim, o relatório da pesquisa não trata a situação como empate.
A diretora do instituto de pesquisas Datafolha, Luciana Chong, explicou em entrevista ao O POVO News, nesta sexta-feira, 13, que a pesquisa não considera o empate técnico entre Fernandes e Leitão devido à diferença entre os candidatos estar nesse limite da margem de erro.
“A diferença entre eles é de 6 pontos percentuais. A margem de erro pro total da amostra é de 3 pontos. Então, isso significa que eles estão empatados no limite da margem de erro e, estatisticamente, é mais provável que o André Fernandes esteja à frente, porque a diferença deles é exatamente o dobro do limite da margem de erro. A gente não considera que o Evandro esteja empatado com André Fernandes e o Capitão Wagner. Nesse momento, nessa pesquisa, Capitão e André empatam na liderança e o Evandro empata com o Capitão Wagner e o Sarto”, pontuou.
O Datafolha também realizou cinco simulações de 2º turno. Nos possíveis cenários apresentados aos entrevistados, Capitão Wagner venceria em todas as situações, porém a vantagem contra Evandro Leitão e André Fernandes cai. Com André, o candidato fica no limite máximo da margem de erro e contra Sarto a vantagem de Wagner aumenta.
Um possível segundo turno entre André Fernandes e Evandro Leitão não foi testado nesse levantamento, pois levou em conta os dados da primeira pesquisa, realizada nos dias 20 a 21 de agosto.
Em relação à rejeição, os números dos primeiros colocados na pesquisa aumentou. O atual prefeito José Sarto aparece com 38%, aumento de 5 pontos percentuais, e Wagner tem 32%, uma oscilação de 1 ponto para cima.
Evandro cresceu 7 pontos percentuais e tem 29% de rejeição. Em seguida, André Fernandes (PL) aparece com 28%, um aumento de 5 pontos.
Ao todo, 826 eleitores com idade a partir de 16 anos foram entrevistados entre os dias 11 e 13 de setembro na Capital. A pesquisa está registrada no TSE com número CE-07203/2024.