Pesquisa Datafolha Fortaleza: rejeição dos 4 primeiros colocados aumenta; a de Sarto é a maior
Levantamento perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum para prefeito de Fortaleza. Pesquisa entrevistou 826 pessoas na Capital
19:13 | Set. 13, 2024
A pesquisa Datafolha Fortaleza, contratada pelo O POVO e divulgada nesta sexta-feira, 13, questionou aos eleitores na Capital sobre os candidatos em quem não votariam de jeito nenhum no 1º turno da eleição para prefeito. José Sarto (PDT) aparece com a maior rejeição. Resistência aos quatro primeiros colocados cresceu. Veja os números:
- Sarto: 38% (+5)
- Capitão Wagner: 32% (+1)
- Evandro Leitão: 29% (+7)
- André Fernandes: 28% (+5)
- Eduardo Girão: 18% (+4)
- Zé Batista: 15% (-1)
- Técio Nunes: 14% (+2)
- Chico Malta: 15% (-2)
- George Lima: 13% (+3)
- Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 2% (=)
- Rejeita todos/não votaria em nenhum: 1% (-2)
- Não sabe: 4% (-1)
O atual prefeito tem uma rejeição de 38%, aumento de 5 pontos percentuais, em comparação com a pesquisa feita nos dias 20 e 21 de agosto. Wagner tem 32% e oscilou em 1 ponto para cima.
Evandro Leitão (PT), que aparecia em quarto lugar, cresceu 7 pontos percentuais e tem 29% de rejeição. Em seguida, André Fernandes (PL) aparece com 28%, um aumento de 5 pontos.
O levantamento ainda aponta uma variação da rejeição dos candidatos Eduardo Girão (Novo), Técio Nunes (Psol) e George Lima (Solidariedade). Zé Batista (PSTU) e Chico Malta (PCB) foram os únicos que registraram oscilação negativa da rejeição.
Intenções de voto
A Pesquisa Datafolha para a Prefeitura de Fortaleza mostrou mudanças significativas em comparação com o levantamento anterior.
André Fernandes cresceu 9 pontos percentuais, enquanto Capitão Wagner caiu 6 pontos percentuais. Os dois estão empatados na liderança.
Evandro Leitão também oscilou positivamente e subiu 9 pontos percentuais, empatado tecnicamente com o candidato do União Brasil na segunda colocação e com o prefeito e candidato à reeleição José Sarto (PDT), que caiu 5 pontos percentuais.
É a segunda pesquisa Datafolha após o começo oficial da campanha eleitoral e a primeira realizada depois do início do horário eleitoral gratuito de rádio e televisão. Confira os números da pesquisa estimulada:
- André Fernandes (PL): 25% (+9)
- Capitão Wagner (União Brasil): 23% (-6)
- Evandro Leitão (PT): 19% (+9)
- José Sarto (PDT): 18% (-5)
- Eduardo Girão (Novo): 2% (-3)
- Técio Nunes (Psol): 1% (=)
- Zé Batista (PSTU): 0 (-1)
- George Lima (Solidariedade): 0
- Chico Malta (PCB): 0 (-1)
- Branco/nulo/nenhum: 7% (-2)
- Não sabe: 3% (-3)
A pesquisa realizou 826 entrevistas com eleitores da Capital de idade a partir de 16 anos. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
O Datafolha realizou pesquisa quantitativa, por amostragem, com aplicação de questionário em abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional. A pesquisa está registrada no TSE com número CE-07203/2024.