Quaest Fortaleza: Evandro lidera entre eleitores que dizem se informar pela TV
Petista tem mais tempo de TV do que a soma dos tempos de todos os demais candidatos a prefeito de FortalezaNa pesquisa Quaest divulgada na última quarta-feira, 11, sobre a disputa pela Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2024, não apenas os números gerais de intenção de voto puderam ser avaliados. O candidato do PT, Evandro Leitão, além de ser o que mais cresceu numericamente nas intenções de voto (ao lado de André Fernandes, do PL), com +7 pontos percentuais, ele aparece como o candidato predileto das pessoas que dizem se informar pela TV.
Nesse recorte, o petista lidera com 30%, seguido por Capitão Wagner (União Brasil) com 25%, José Sarto (PDT) com 17% e André Fernandes (PL) com 12%. Dos entrevistados, 5% ainda se disseram indecisos, enquanto 7% afirmaram que votarão em branco, nulo ou que não votarão em 6 de outubro. Vale lembrar que a margem de erro é de cinco pontos percentuais neste segmento.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Intenção de voto de eleitores que se informam pela TV
- Evandro Leitão (PT): 30%
- Capitão Wagner (União Brasil): 25%
- José Sarto (PDT): 17%
- André Fernandes (PL): 12%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 7%
- Indecisos: 5%
- Outros: 4%
Evandro reúne mais da metade do tempo de TV
Evandro Leitão tem ampla vantagem, com mais tempo que todos os demais somados. De dez minutos totais no rádio e dez na televisão, o petista tem mais da metade. André Fernandes é o segundo com maior tempo, com quase dois minutos. Ele é seguido por Capitão Wagner, com 1min14seg, e pelo prefeito José Sarto, que tem pouco mais de um minuto.
- Evandro Leitão (PT): 5min01seg95
- André Fernandes (PL): 1min58seg66
- Capitão Wagner (União Brasil): 1min14seg76
- José Sarto (PDT): 1min01seg59
- Técio Nunes (Psol): 25seg37
- George Lima (Solidariedade): 17seg68
Outros candidatos, como Eduardo Girão (Novo), Chico Malta (PCB) e Zé Batista (PSTU) não têm tempo para a propaganda porque não atingiram critérios de representatividade no Congresso Nacional.
Nas inserções distribuídas ao longo da programação, Evandro terá mais de 1,4 mil, quase o triplo de André Fernandes, que vem a seguir.
- Evandro Leitão (PT): 1.479
- André Fernandes (PL): 581
- Capitão Wagner (União Brasil): 367
- José Sarto (PDT): 301
- Técio Nunes (Psol): 125
- George Lima (Solidariedade): 87
Tempo de TV fazendo a diferença a favor de petista
Comparando-se com os dados da pesquisa Quaest anterior, de 22 de agosto, quando ainda não havia iniciado a propaganda na TV, o candidato Evandro Leitão duplicou as intenções de votos dos eleitores que afirmam que se informam pela TV.
Evandro (PT) subiu 15 pontos, chegando a para 30% nesse recorte; já Wagner (União), que tem cerca de 1/5 do tempo de TV de Leitão, caiu 11 pontos, de 34% para 25%. André Fernandes (PL), que tem próximo de o dobro do tempo de TV de Wagner, oscilou para cima, de 8% para 12%. O prefeito José Sarto (PDT), com menos tempo de TV em relação aos principais adversários, passou de 23% para 17%.