Críticas e segundo turno: vereadores de Fortaleza repercutem pesquisa para prefeito
Segundo a pesquisa, há um empate técnico entre Capitão Wagner (União Brasil), André Fernandes (PL), Evandro Leitão (PT) e José Sarto (PDT)A pesquisa Quaest de intenção de votos entre candidatos à Prefeitura de Fortaleza foi divulgada nesta quarta-feira, 11, e mostrou um cenário embolado entre André Fernandes (PL), Capitão Wagner (União), Evandro Leitão (PT) e José Sarto (PDT). Os resultados repercutiram na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
Nesta quinta-feira, 12, os vereadores Léo Couto (PSB) e Ronivaldo Maia (PSD) usaram a tribuna para darem suas impressões, e também alfinetarem candidatos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Léo Couto diz que Sarto tende a ficar nas últimas colocações
Léo Couto, aliado de Evandro, afirmou que, como cidadão, se "envergonha" de ser comandado pelo prefeito José Sarto. Segundo ele, o candidato à reeleição não tem "respeito pela população e nem pelos demais candidatos". A avaliação do Couto é que o prefeito deve ficar nas últimas colocações na eleição.
"Há dois meses atrás, ele acordou usando um óculos e dizendo que é garotão da periferia com o seu all-star e camiseta. E propondo algumas coisas esdrúxulas onde está, exatamente, refletindo as pesquisas eleitorais, onde a tendência do prefeito é ficar nas últimas colocações. É o povo de Fortaleza, são as pesquisas que estão falando", diz.
Sarto caiu quatro pontos percentuais, saindo de 22% e indo para 18%, ficando na quarta posição. Ele está empatado tecnicamente com André Fernandes e Evandro Leitão que pontuaram 21%. Já Capitão Wagner aparece com 24%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais e para menos.
Para p vereador, o atual gestor tem feito propostas "esdrúxulas" e "palhaçadas" em sua campanha. Ele alfinetou que, a partir de janeiro, o prefeito da cidade seria outro.
"O povo de fortaleza vai ter o desafio e vai fazer a avaliação da Prefeitura Municipal de Fortaleza que, com certeza, terá um novo gestor a partir de janeiro", completou.
Ronilvado prevê uma vaga para máquina e outra para bolsonarismo
Para Ronivaldo Maia, o cenário da pesquisa mostra que está "tudo muito claro". Segundo ele, uma vaga do segundo turno ficará para uma das máquinas, ou da Prefeitura ou do Governo do Estado. Outra deve ser ocupada por alguém ligado ao espectro político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
"Eu acho que agora as coisas estão se definindo, não há espaço para duas máquinas. E, quando eu falo disso, eu falo de quem está no governo municipal e de quem está no Governo do Estado. E eu óbvio, não vou deixar de deixar muito claro que está vaga só uma. Ou é o atual gestor, o Sarto, ou será o Evandro", afirmou.
"Eu não tenho dúvida que uma vaga será com certeza da máquina e eu acho que a pesquisa revelou quem é que vai chegar lá", disse em sinalização ao crescimento do candidato petista.
Leia mais
Ainda de acordo com o vereador, a outra vaga será destinada para um representante da ala bolsonarista, entre André Fernandes e Capitão Wagner, mas, apesar disso, ele acredita que a figura do ex-presidente "não vai se criar em Fortaleza".
"E não posso deixar de dizer também que no nível que é a polarização. Que bom que o Brasil já pulou essa fogueira, nós derrotamos o primeiro presidente da história que não foi reeleito. E o Bolsonaro, e tudo que é de ruim que ele representa, não vai se criar em Fortaleza, mas uma vaga eles vão ter. Eu não sei quem é. Eles estão caminhando aí pra ter uma vaga", pontuou.