Sarto resgata vídeo e bate em André Fernandes; no mesmo dia, pesquisa mostrou prefeito em queda
Atitude mais agressiva para cima de adversário se intensifica no mesmo dia em que pesquisa mostrou queda nas intenções de voto do prefeito e crescimento de candidatura do PL. O vídeo começou a ser veiculado antes da pesquisa
14:42 | Set. 12, 2024
O prefeito José Sarto (PDT), o candidato à reeleição sinalizou mudança de estratégia. Antes focado em atacar apenas o adversário Evandro Leitão (PT), o pedetista parece ter mudado de alvo, ou pelo menos ampliado, passando a dirigir críticas a André Fernandes (PL).
O vídeo começou a ser divulgado no Tiktok antes da veiculação da pesquisa Quaest para prefeito de Fortaleza, na noite de quarta-feira, 11, mostrou queda de Sarto e também de Capitão Wagner (União Brasil), com crescimento de Fernandes e Leitão. No Instagram, a publicação ocorreu nesta quinta-feira, 12.
Tendo caído quatro pontos percentuais em comparação à pesquisa anterior do instituto, somando-se aos dois adversários (Fernandes e Leitão) terem subido sete pontos percentuais no mesmo período, Sarto apareceu na 4ª colocação, apesar do empate técnico entre todos.
Leia mais
Vídeo antigo
Após o resultado divulgado da pesquisa Quaest, ataque ao candidato bolsonarista partiu da candidatura do PDT. A campanha do prefeito José Sarto resgatou um vídeo antigo de André, onde ele fala sobre aborto e estupro.
"Quando uma mulher fala 'sem útero, sem opinião', dizem que o homem não pode opinar sobre o aborto. Então porque a mulher pode opinar sobre estupro, sem pênis, sem opinião, também?", diz o deputado. Na sequência, um questionamento: "Será que você sabe quem é o André Fernandes?".
Jingle-resposta
A primeira ação contra Fernandes ocorreu já no dia 10, ainda antes do anúncio da pesquisa Quaest (lembrando que partidos costumam ter trackings internos - minipesquisas que visam verificar em tempo real as variações nas intenções de votos).
Após ver viralizar o jingle de André Fernandes que tem como mote culpá-lo por uma série de problemas, o prefeito postou um vídeo onde apresenta (e canta) uma espécie de resposta, atribuindo para si feitos da gestão nos últimos anos.
Para exemplificar, o que na versão de André é "na sua rua tem buraco. É culpa do Sarto", na versão do pedetista virou "tá todo mundo vacinado. É culpa do Sarto". Na música, há ainda várias referências ao candidato do PL, inclusive o chamando de 'fi(lho) do Bolsonaro'.
Os jingles têm tido grande repercussão nas redes, principalmente no TikTok, mas Sarto também tem publicado nas inserções de rádio.
Correção: a versão original do texto mencionava a publicação após o resultado da pesquisa ser divulgado, mas a publicação no Tiktok ocorreu antes da veiculação dos números pela TV Verdes Mares. No Instagram, os números saíram depois.