Sabatina O POVO: Girão promete construir seis miniparques aquáticos inspirados no Beach Park

"Por que é que a gente não pode fazer, em seis macrorregionais, miniparques para as crianças que não têm acesso?", defendeu o candidato do Novo a prefeito de Fortaleza

Candidato do Novo a prefeito de Fortaleza, Eduardo Girão afirmou nesta quarta-feira, 11, querer, se eleito, construir seis miniparques aquáticos em Fortaleza. Estariam distribuídos em cada uma das antigas regionais, que eram seis. Ele foi o oitavo entrevistado pela Sabatina O POVO, transmitida pela Rádio O POVO CBN. A definição das entrevistas foi feita em sorteio. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"A gente tem que elogiar o que é bom. O projeto das areninhas é sensacional, que a gente tem que reconhecer. Só que você sabia que tem 52 bairros em Fortaleza que não têm areninha? A gente tem que ampliar, colocar tatames também para arte marcial, colocar em alguns até outros tipos de quadras de tênis, que você não vê em Fortaleza", sugeriu Eduardo Girão para, na sequência, apresentar a proposta dos parques aquáticos.

"Eu tenho um projeto. Nós temos aqui o maior parque, que é o Beach Park, o maior parque aquático da América Latina. Por que é que a gente não pode fazer, em seis macrorregionais, miniparques para as crianças que não têm acesso? Miniparques que as crianças possam ter um lazer aqui em Fortaleza. Acho que a gente pode fazer tudo isso com responsabilidade. Dinheiro tem, o que falta é gestão na Prefeitura", ele afirmou.

Escolas cívico-militares

No campo da educação, Girão criticou a baixa adesão dos municípios ao projeto das escolas cívico-militares, idealizado no decorrer do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). "O governo federal (sob Lula) praticamente não incentiva mais isso, e que é um case de sucesso. Se você pegar o índice de evasão escolar, a questão do ambiente escolar, de respeito, de disciplina, do professor dando aula feliz, dos alunos recebendo aula felizes, o prédio público sem ser depredado".

"Polícia Municipal cuidará de 50% das ocorrências"

"A Guarda Municipal, que eu acho que deveria se tornar Polícia Municipal, inclusive eu apoio esse projeto lá em Brasília, depende do Congresso Nacional, mas eu acredito que a Guarda Municipal pode responder por 50% das ocorrências do Ciops (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança). Você vê a Polícia Militar indo resolver problemas sabe de que? De embriaguez, de briga de vizinho, de som alto, isso não é atribuição da Polícia Militar nem Civil", argumentou Girão.

O candidato afirmou que buscará diálogos com os governos Elmano de Freitas e Lula, para fazer o que deve ser feito. Questionado sobre o efetivo da Guarda Municipal, que teria de aumentar à medida que as atribuições aumentariam, Girão respondeu que é possível desde que a "politicagem" e os "gastos desnecessários", como propagandas, sejam eliminados do cotidiano administrativo. 

Reduzir valor das multas em 50%

Assim como outros candidatos, Girão também usou o termo "indústria das multas", criado por Heitor Férrer (SD), para definir um meio de arrecadação por ele considerado como excessivo. O congressista afirmou que a legislação seguirá sendo aplicada com rigor, mas o valor das penalizações cairá por não considerar justa a cobrança de valores "exorbitantes".  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar