O que dizem as últimas pesquisas sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo
Conforme levantamento do O POVO, nas últimas dez pesquisas divulgadas, seis mostram um empate triplo entre Guilherme Boulos, Ricardo Nunes e Pablo Marçal
14:06 | Set. 11, 2024
A disputa pela Prefeitura de São Paulo mostra um grande acirramento entre três candidatos: Guilherme Boulos (Psol), Pablo Marçal (PRTB) e Ricardo Nunes (MDB). Conforme levantamento do O POVO, nas últimas dez pesquisas divulgadas, seis mostram um empate triplo, dentro da margem de erro.
Apenas um levantamento não revelou nenhum tipo de empate técnico. Nos outros três, ao menos dois candidatos aparecem empatados, com uma pequena vantagem em relação ao terceiro.
Em números absolutos, Marçal aparece na frente na maioria das pesquisas. Ele também obteve a maior vantagem registrada: no levantamento Veritá, divulgado em 27 de agosto, obteve 30,9% das intenções de voto, ficando 9.3 p.p na frente de Boulos, o segundo colocado.
Na menor vantagem, ele apareceu 1 p.p na frente dos outros dois candidatos, empatados numericamente. A situação se deu na Real Time Big Data, divulgada em 3 de setembro. Neste caso, houve empate técnico triplo.
Boulos lidera numericamente em quatro levantamentos. Das quatro, três consistem nas últimas pesquisas realizadas. Em duas delas, ele estava empatado com os outros dois candidatos. No último, estava empatado tecnicamente com Marçal e na frente de Nunes.
Nunes lidera em números absolutos apenas em um levantamento: o primeiro registrado aqui (Paraná Pesquisas, divulgado em 23 de agosto). Neste caso, no entanto, ele estava empatado tecnicamente com Boulos.
Confira abaixo o gráfico das últimas 10 pesquisas em São Paulo
Metodologia
Para este material, foram selecionadas as últimas dez pesquisas divulgadas. Todas estão cadastradas no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foi utilizado o recorte estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos. Brancos e nulos são considerados.
Entenda cada uma das pesquisas, quanto aos três primeiros candidatos
Paraná pesquisas (23/08):
Nunes está empatado, dentro da margem de erro, com Boulos. Boulos empatado, dentro da margem de erro, com Marçal. Nunes está na frente de Marçal.
Empate duplo: (Nunes = Boulos; Boulos = Marçal; Nunes > Marçal).
Veritá (27/08):
Marçal disparado na frente. Boulos em segundo e Nunes em terceiro. Não há empate técnico aqui. (Marçal > Boulos > Nunes).
Futura (28/08):
Marçal, em números absolutos, na frente, mas empatado na margem de erro, com Boulos. Boulos numericamente na frente, mas empatado na margem de erro com Nunes. Marçal na frente de Nunes, sem empate.
(Marçal = Boulos. Boulos = Nunes. Marçal > Nunes).
Quaest (28/08)
Boulos, em números absolutos, na frente, mas empatado na margem de erro com Marçal e Nunes.
(Boulos = Marçal = Nunes).
Gerp (30/08)
Empate triplo. Marçal, em números absolutos, na frente, mas empatado na margem de erro com Boulos e Nunes.
(Marçal = Boulos = Nunes).
Real Time Big Data (03/09)
Marçal, em números absolutos, na frente. Nunes e Boulos empatados em números absolutos. Os três estão empatados na margem de erro.
(Boulos = Marçal = Nunes).
Futura (05/09)
Marçal, em números absolutos, na frente. Os três estão empatados na margem de erro.
(Boulos = Marçal = Nunes).
Datafolha (5/09)
Boulos, em números absolutos, na frente. Os três estão empatados na margem de erro.
(Boulos = Marçal = Nunes).
Paraná pesquisas (06/09)
Boulos, em números absolutos, na frente de Nunes por 0,1 p.p. Os três estão empatados na margem de erro.
(Boulos = Marçal = Nunes).
Atlas/Intel (11/09)
Boulos, em números absolutos, na frente. Boulos empatado na margem de erro com Marçal. Nunes em terceiro lugar.
(Boulos = Marçal; Marçal e Boulos > Nunes).