Iguatu: família Sobreira avalia sobre mudar apoio de Sá Vilarouca para Roberto Filho
Segundo ex-prefeito, cenário se apresenta frente à polarização no município
14:39 | Set. 11, 2024
Em Iguatu, município localizado na Região Centro-sul do Ceará e distante 368 quilômetros de Fortaleza, o deputado estadual Marcos Sobreira e seu pai, o ex-prefeito Marcelo Sobreira, ambos do PDT, dialogam sobre a possibilidade de mudança de apoio na disputa pela Prefeitura. Por lá, eles defendiam a postulação de Sá Vilarouca (PSB), mas, agora, estudam migrar endosso a Roberto Filho (PSDB).
Procurados pelo O POVO desde a segunda-feira, 9, o parlamentar da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), via assessoria, afirmou não ter posicionamento oficial sobre o assunto. Já o ex-gestor, apesar de apontar o filho como responsável pelas articulações, explicou que o cenário se apresenta frente a uma suposta “polarização” no município entre o candidato do PT, Ilo Neto, e o tucano.
“Mas é um processo em discussão, não é um processo ainda definitivo. Há uma possibilidade, porque a eleição polarizou entre os dois candidatos, e a gente tem interesse que o outro candidato não volte, já é do passado”, contou Marcelo.
Mesmo sem comandar o Executivo municipal, nem mesmo ser fiador do atual gestor, Ednaldo Lavor (PSD), o nome do ex-prefeito e deputado estadual Agenor Neto (MDB) é responsável por boa parte das movimentações eleitorais, sendo o próprio filho candidato pelo PT — lugar ocupado por Ilo após imbróglio na sigla petista.
Para Agenor, a postura do colega de parlamento não é novidade. "Mais uma vez, negociou, fez da política uma forma de negócio e não de servir ao povo, como ele fez há quatro anos: negociou um valor e agora está negociando também esse mesmo valor. Aliás, o mesmo valor, não, bem abaixo e um acordo para largar o candidato do PSB, que até ontem ele dizia que era o melhor nome".
O deputado do MDB também criticou o fato de Sobreira ainda não ter se manifestado publicamente sobre o assunto e de o parlamentar trocar Sá por um candidato que não pertence “nem” à base do governo Elmano de Freitas (PT).
Sá Vilarouca também foi procurado pelo O POVO. Na segunda-feira, ele comentou que se reuniria com Marcos Sobreira à noite para "ouvir as considerações" dele e, em seguida, retornaria. Embora procurado novamente, o candidato do PSB não respondeu mais.
Além de Sá e Roberto Filho, Iguatu tem mais quatro candidaturas concorrendo ao cargo de prefeito, sendo a segunda cidade do Ceará com mais postulações, ficando atrás apenas de Fortaleza. São elas: Augusto Correia (Mobiliza), Capitão Helder (PL), Ilo Neto (PT) e Rafael Gadelha (PSD).
Colaborou o repórter Guilherme Gonsalves