Em mais um município, agora Canindé, Camilo declara apoio a candidato adversário do PT

Essa é a segunda vez que Camilo diverge com o PT em apoio a candidatos no interior do Ceará

11:58 | Set. 11, 2024

Por: Isabelle Maciel
Camilo Santana (PT) apoia Kledeon Paulino (Republicanos) em Canindé, opositor de candidatura coligada ao PT (foto: Samuel Setubal/O POVO e Reprodução Instagram Kledeon Paulino)

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), apoiou em vídeo a candidatura de Kledeon Paulino (Republicanos) à Prefeitura de Canindé, na região norte do Ceará. O postulante é opositor de Professor Jardel (PSB), que tem o PT junto na coligação. 

Além da candidatura do professor Jardel fazer aliança com o PT, o PSB também é um partido aliado de Camilo. A sigla tem como presidente estadual o pai do ministro, Eudoro Santana, além de contar com Cid Gomes (PSB) em seus quadros. O senador é um dos maiores aliados de Camilo e foi quem o apoiou em sua candidatura para governador do Ceará, nas eleições de 2014. 

No vídeo, o ministro da Educação relata conquistas do Estado nos últimos anos e completa, dirigindo-se diretamente à população do munícipio e pedindo voto para Kledeon: "É muito importante que façamos as escolhas certas nessa próxima eleição, em Canindé peço seu apoio e seu voto para Kledeon"

Apesar da filmagem de Camilo ter sido divulgada na convenção de lançamento do candidato, o vídeo não fui publicado por completo nas redes sociais de Kledeon. Além disso, segundo fontes do PT no município, devido à divergência de apoio entre o ministro e o PT, Camilo não deve ir a Canindé.

No entanto, mesmo com as diferenças partidárias e da falta do apoio direto do ministro nas redes de Kledeon, a atual prefeita de Canindé, Rosário Ximenes (Republicanos), publicou outro vídeo de Camilo Santana na sua conta do Instagram no último domingo, 9, em que o petista endossa novamente a candidatura de Kledeon. 

"Quero aqui me dirigir à população de Canindé para falar do professor Kledeon, primeiro por ser um professor, vocês sabem o quanto eu defendo a educação, e depois por reunir todas as condições necessárias para dar continuidade ao trabalho da Rosário, mas também para fazer avançar ainda mais, porque o professor Kledon contará com o meu apoio para que a gente possa trabalhar muito pela cidade de Canindé nos próximos quatros anos", afirma o ministro.

Caso é similar ao de Palmácia

Essa é a segunda vez nas eleições municipais de 2024 que o ministro apoia um candidato de oposição ao PT. Em Palmácia, Camilo também gravou vídeo endossando a candidatura de Leonardo Araújo (PSB), ao invés do próprio candidato do PT, Marcondes Barbosa, que é apoiado por figuras como o deputado federal José Guimarães (PT). 

Leonardo Araújo é um dos fortes aliados do ministro da Educação e chegou a integrar o governo de Elmano de Freitas (PT) até abril deste ano.