André Fernandes faz carreata de moto e sem capacete até a Praça Portugal

A motocarreata liderada por Fernandes saiu do entorno do Castelão com destino à Praça Portugal

O candidato a prefeito de Fortaleza André Fernandes (PL) chegou à Praça Portugal, no bairro Aldeota, conduzindo motocicleta sem capacete, em motocarreata na manhã deste sábado, 7 de setembro (7/9). O bolsonarista trouxe à garupa a candidata a vice-prefeita na chapa dele, Alcyvania Pinheiro (PL), também sem o equipamento de proteção. A motocarreata liderada por Fernandes saiu do entorno do Castelão com destino ao reduto de eleitores e movimentos conservadores de Fortaleza há, pelo menos, 10 anos. 

A motocarreata deste sábado foi o único evento de campanha do deputado federal divulgado pela equipe de campanha. O candidato participa de adesivaço na Praia do Futuro neste domingo, 8. A reportagem do O POVO registrou a presença de militantes pró-Fernandes a bordo de veículos com a placa coberta, de pé na caçamba e sentados na janela dos veículos, atitudes vedadas pelo Código Brasileiro de Trânsito.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Durante o mandato como presidente (2019-2022), Jair Bolsonaro liderou atos políticos nos mesmos moldes, em alguns deles sem usar capacete. Bolsonaro tornou mais branda a legislação de trânsito ao longo dos quatro anos de governo.

O então mandatário sancionou projeto com reformas no Código de Trânsito Brasileiro. Ampliou a validade e o número de pontos da carteira de habilitação; retirou a obrigatoriedade de que aulas de direção sejam feitas à noite; e transformou em infração média — o que era infração gravíssima — o uso dos capacetes com viseira levantada. A proposta é defendida por André Fernandes e José Sarto, atual prefeito, no debate municipal.

A proposta original do governo, discutida e parcialmente modificada pelo legislador, previa a retirada de multas para quem transportasse crianças sem cadeirinhas. Em vez da multa, propôs o governo Bolsonaro, somente advertência por escrito, sem aplicação de punições financeiras. A contragosto do então presidente, congressistas aprovaram o uso da cadeirinha por crianças de até 10 anos que não tenham atingido 1,45 metro de altura.

Sabatina O POVO: André Fernandes é o entrevistado desta segunda-feira, 9

O candidato do PL é o entrevistado desta segunda-feira, 9, na Sabatina O POVO, transmitida pela Rádio O POVO CBN. Fernandes, 26 anos, é o candidato mais jovem na disputa ao Paço Municipal de 2024. O político tem destacado a juventude como indicador de energia e de novas ideias em hipotético exercício de mandato, uma tentativa de esquivar-se da pecha de inexperiente que os concorrentes lhe atribuem, sobretudo durante os debates.

Ao modo Bolsonaro na campanha presidencial de 2018, Fernandes tem assegurado que não construirá base na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) pelos modos tradicionais, isto é, conferindo a vereadores e aliados de vereadores espaços na administração municipal em troca de apoio legislativo. Na visão do candidato, a aprovação popular fará com que os vereadores não queiram se opor a eventual governo dele.

Com informações do repórter Marcelo Bloc

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PL André Fernandes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar