Por que pesquisas em Fortaleza têm resultados tão diferentes? Entenda como cada uma foi feita
Levantamentos AtlasIntel e Futura, divulgados na quinta-feira, têm resultados diferentes, sobretudo para Evandro Leitão. Aspectos metodológicos podem explicarDuas pesquisas sobre a eleição para prefeito de Fortaleza foram divulgadas nesta quinta-feira, 5, com resultados bastante diferentes.
Pesquisa AtlasIntel traz quádruplo empate técnico na liderança, entre André Fernandes (PL), Evandro Leitão (PT), Capitão Wagner (União Brasil) e José Sarto (PDT).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Já a pesquisa 100% Cidades/Futura mostra empate técnico entre Wagner, Sarto e Fernandes, mas com Evandro distante deles, na quarta colocação.
O marketing de cada candidatura, bem como simpatizantes, difundem nas redes sociais e aplicativos de mensagem aquela mais favorável ao respectivo lado. Mas, como entender a diferença entre elas?
Há diferença no período em que foram feitas, mas principalmente aspectos metodológicos.
Quais as diferenças entre as pesquisas até aqui em Fortaleza?
Qual a diferença de metodologias?
Em relação às duas pesquisas, a AtlasIntel, contratada por Focus Poder, usa o chamado recrutamento digital aleatório (RDR, da sigla em inglês). Convites aleatórios são feitos a usuários enquanto navegam na Internet. Há um token único em cada convite, o que impede que seja considerada mais de uma resposta ao mesmo questionário. Uma vantagem apontada no método é eliminar o efeito do eleitor que pode ficar tímido diante do entrevistador e evitar expressar a opinião real.
A pesquisa 100% Cidades/Futura, feita com recursos próprios do instituto, foi feita por telefone.
Muito questionado, o método da AtlasIntel é defendido pelo instituto com o argumento de que a ausência de entrevistador, portanto, de interação humana, pode evitar a influência da timidez de entrevistados, que por vezes evitam expressar as reais opiniões.
Qual a diferença na forma como a pergunta é apresentada?
Além disso, há diferença importante no questionário. No levantamento 100% Cidades/Futura, o eleitor entrevistado é apresentado apenas ao nome dos candidatos.
Já AtlasIntel exibe, ao lado do nome, o partido do candidato. Essa informação pode influenciar, para bem ou para mal, as intenções de voto. Eventualmente, antecipa tendências de relações ainda não estabelecidas. É um dos fatores capazes de explicar a disparidade de números, em particular no caso de um partido como o PT, de Evandro, que mobiliza bem e malquerenças. Assim como o PL de André Fernandes.
Como está o cenário da eleição para prefeito de Fortaleza em 2024?
As eleições para prefeito e vice-prefeito dos municípios brasileiros ocorre em 6 de outubro. Se nenhum candidato obtiver 50% dos votos mais 1, haverá segundo turno em Fortaleza, no dia 27 de outubro.
Há nove candidatos na disputa:
- André Fernandes (PL), deputado federal
- Capitão Wagner (União Brasil), ex-deputado federal
- Chico Malta (PCB), advogado
- Eduardo Girão (Novo), senador
- Evandro Leitão (PT), deputado estadual
- George Lima (Solidariedade), ex-deputado estadual
- José Sarto (PDT), prefeito e candidato à reeleição
- Técio Nunes (Psol), produtor cultural
- Zé Batista (PSTU), operário da construção civil e sindicalista.
O prefeito Sarto busca a reeleição e a permanência do grupo político que chegou ao poder na Prefeitura em 2013, com o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT).
Houve ruptura do bloco político em 2022, com PT e PDT em atrito na eleição para governador, na qual Elmano de Freitas foi eleito e Roberto Cláudio ficou na terceira colocação.
Na disputa deste ano, o PT lançou Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa.
Houve divisão também no bloco da direita, unidos até 2022. Este ano são candidatos André Fernandes, representante do bolsonarismo, Capitão Wagner, que representou os conservadores nas eleições majoritárias de 2016, 2020 e 2022, e ainda Eduardo Girão.
Há ainda mais três partidos de esquerda na disputa: o Psol, com Técio Nunes, o PCB, com Chico Malta, e o PSTU, com Zé Batista.
Fecha a lista de candidatos George Lima, do Solidariedade, de centro.