Pesquisa AtlasIntel: 50,9% dos brasileiros discordam da suspensão do X no Brasil

Perguntados se a suspensão ocorreu após motivação política ou técnica, 56,5% consideram que a decisão de Moraes teve, principalmente, razão política. Já 41,7% consideram que a suspensão ocorreu por motivação técnica

14:38 | Set. 06, 2024

Por: Taynara Lima
Perfil de Elon Musk no X, antigo Twitter (foto: Reprodução/ Getty Images)

A maioria dos brasileiros discorda da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender o X no Brasil. É o que revela a nova pesquisa AtlasIntel, que entrevistou 1.617 pessoas em todo o Brasil sobre a polêmica. Utilizando a metodologia de Recrutamento Digital Aleatório, o levantamento foi feito com brasileiros a partir de 16 anos de idade e realizado entre os dias 3 e 4 de setembro.

Do total, 50,9% discordam da decisão do magistrado, enquanto 48,1% concordam com a determinação de bloqueio da rede social no País.

Entre os entrevistados que concordam, 54,4% são mulheres, enquanto 42% são homens. Analisando o percentual de pessoas que discordam, o resultado difere: o maior percentual foi registrado entre os homens, com 56%, e 45,5% entre as mulheres.

52,5% das pessoas que concordam com a decisão não utilizam o X e 39,7% utilizam a plataforma. Entre os que discordam, 47,4% não utilizam, enquanto 57,1% utilizam.

Perguntados se a suspensão ocorreu após motivação política ou técnica, 56,5% consideram que a decisão de Moraes teve, principalmente, razão política. Já 41,7% consideram que a suspensão ocorreu por motivação técnica.

Além do pedido do Supremo Tribunal Federal (STF) para que Musk indicasse um representante legal da rede social no Brasil, Moraes solicitou a remoção de conteúdos e de perfis de alguns usuários da plataforma, o que também não foi feito pelo empresário.

Os resultados do levantamento da AtlasIntel apontam que 48,9% concordam que Elon Musk deveria ter cumprido com os pedidos do ministro referentes a retirada dos conteúdos e da remoção dos perfis, enquanto 37,6% consideram que o empresário não deveria ter cumprido a decisão judicial.

Já 9,9% avaliam que Musk deveria ter cumprido as decisões relacionadas à remoção de conteúdos específicos, mas não em relação ao banimento de usuários.

Os entrevistados também foram questionados sobre a multa diária de R$ 50 mil para o usuário que utilizar VPN para driblar a suspensão da plataforma: 64,5% discordam dessa determinação e 34,7% concordam.

Antes do bloqueio da plataforma, 71,4% dos entrevistados não utilizavam o X, enquanto 28,6% utilizava. Após o bloqueio, 94,4% desistiu de acessar a plataforma devido à impossibilidade de acessar a rede social e 5,6% continua utilizando a partir do uso de VPN.