Caucaia: Campanha de Naumi denuncia que caminhada com apoiadores foi alvo de tiros

Esta não é a primeira vez que uma agenda eleitoral de Caucaia é alvo de tiros. Em agosto, Emília Pessoa relatou caso semelhante ocorrido em frente a casa dela

Uma caminhada de Naumi Amorim (PSD), candidato a prefeito de Caucaia, município localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, foi alvo de disparos de arma de fogo nesta quarta-feira, 4. Ninguém ficou ferido. 

As informações foram confirmadas ao O POVO pela assessoria do ex-prefeito. A concentração do evento estava marcada para iniciar às 15h55min na avenida Contorno Norte, no bairro Planalto Caucaia. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"O barulho foi ouvido pelos ativistas e apoiadores do candidato que no momento se desesperaram e correram. Ninguém foi atingido. Naumi foi protegido por seguranças pessoais e por populares, sendo retirado do local pelos profissionais e moradores", relata trecho da nota.

Conforme a equipe do candidato do PSD, a coligação já havia solicitado ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em ofício, a presença da Força Nacional de Segurança Pública na cidade até o dia do pleito, marcado para 6 de outubro.

"Não sabemos quem foram os responsáveis pelos disparos nem a motivação da ação. A equipe jurídica do candidato Naumi Amorim segue com o boletim de ocorrência para iniciar as investigações do caso e fazer novo pedido de forças de segurança no pleito", finaliza comunicado.

O POVO também contatou a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Em nota enviada nesta quinta-feira, 5, a pasta informou que a Polícia Militar foi acionada e realizou diligências com intuito de capturar os suspeitos e que a Polícia Civil (PCCE) apura as circunstâncias do caso.

"A PCCE reforça a importância do registro do Boletim de Ocorrência (BO), que pode ser feito presencialmente, em qualquer delegacia. Imagens de câmeras de segurança subsidiam as investigações que estão sendo realizadas pela Delegacia Metropolitana de Caucaia", acrescenta a SSPDS.

Apoiadores se escondem dos disparos; veja

 

Crédito: Reprodução/Moradores/Assessoria de Naumi Amorim

Campanha de Emília também foi alvo de disparos

Esta não é a primeira vez que uma agenda eleitoral é alvo de tiros na campanha de Caucaia. Também disputando o comando do Executivo do segundo maior colégio eleitoral do Ceará, a deputada estadual Emília Pessoa (PSDB) relatou disparos de armas de fogo em frente à residência onde mora, no último 18 de agosto.

Na ocasião, a tucana cumpria evento da campanha e estava reunida com a família, líderes políticos e candidatos a vereador da coligação.

Segundo a assessoria da campanha, testemunhas contaram ter visto dois homens armados, com pistolas de calibres 9 milímetros e e .40, circulando numa motocicleta sem placa pela rua onde a candidata mora. Em frente à casa, eles teriam iniciado os disparos.

A campanha de Emília informou, na época, que as polícias Militar e Polícia Civil foram acionadas e compareceram ao local.

Leia nota de Naumi Amorim na íntegra:

"No fim da tarde desta quarta-feira (4) durante a caminhada no bairro Planalto Caucaia, promovida pela coligação do candidato à Prefeitura do município Naumi Amorim (PSD), composta pela vice Priscila Menezes (MDB), foram ouvidos disparos de armas de fogos. O barulho foi ouvido pelos ativista e apoiadores do candidato que no momento se desesperaram e correram. Ninguém foi atingido. Naumi foi protegido por seguranças pessoais e por populares, sendo retirado do local pelos profissionais e moradores. A situação violenta marca um episódio lamentável durante a campanha eleitoral neste ano de 2024, vale lembrar que a coligação de Naumi Amorim já havia solicitado ao TRE-CE em ofício a presença da força nacional de segurança pública na cidade até o dia do pleito. Não sabemos quem foram os responsáveis pelos disparos nem a motivação da ação. A equipe jurídica do candidato Naumi Amorim segue com o boletim de ocorrência para iniciar as investigações do caso e fazer novo pedido de forças de segurança no pleito".

Leia nota da SSPDS na íntegra:

"A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apura as circunstâncias de uma ocorrência de disparo de arma de fogo, que aconteceu na noite dessa quarta-feira (4), no Conjunto Nova Metrópole, em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. Uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi acionada e realizou diligências no intuito de capturar os suspeitos. A PCCE reforça a importância do registro do Boletim de Ocorrência (BO), que pode ser feito presencialmente, em qualquer delegacia. Imagens de câmeras de segurança subsidiam as investigações que estão sendo realizadas pela Delegacia Metropolitana de Caucaia.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via "e-denúncia", o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101. 3360, da Delegacia Metropolitana de Caucaia. O sigilo e o anonimato são garantidos".

Atualizada às 18h6min da quinta-feira, 5

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar