5 cidades cearenses têm só mulheres candidatas à Prefeitura; veja lista
Em anos eleitorais, amplia-se o debate sobre a relevância de consolidar candidaturas femininas competitivas. Se em Fortaleza não há nenhuma mulher concorrendo ao principal cargo do Poder Executivo municipal, em quatro municípios, só elas concorremAno após ano amplia-se o debate sobre a necessidade de garantir participação política para mulheres e sobre a relevância de consolidar candidaturas femininas competitivas nos quatro cantos do País. No Ceará, a eleição de 2024 regista ao menos cinco cidades que terão apenas candidatas mulheres na disputa pelas respectivas prefeituras. Os municípios são: Icó; Altaneira; Paraipaba; Redenção e Limoeiro do Norte.
Embora representem mais da metade do eleitorado do Brasil, mulheres são apenas 35% das candidaturas cearenses nas Eleições 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste ano, 4.614 mulheres se registraram para disputar os cargos (prefeito e vereador) nos municípios do Ceará.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Icó
Neste recorte, Icó é o município com mais candidatas. Três nomes disputam o Executivo municipal: Cristiana Viana (Republicanos); Professora Aurineide (PT) e Senia (MDB) participam do pleito e preferência do eleitorado no município, distante 383,11 km de Fortaleza.
Cristiana foi candidata a vice-prefeita em 2020, mas não foi eleita. Aurineide foi candidata a vereadora em 2008, ficando na suplência, e 2016 quando não se elegeu. Já Senia tenta cargo eletivo pela primeira vez.
Altaneira
Em Altaneira, Kesia (PSB) e Silvania (PT) disputarão a preferência dos eleitores. Os partidos são aliados em diversos municípios e no âmbito estadual, mas na cidade se enfrentarão.
Kesia foi candidata a prefeita em 2020, mas não se elegeu. Já Silvania é vereadora eleita há dois mandatos (2016 e 2020) e disputa a prefeitura neste ano.
Paraipaba
É outra cidade onde apenas mulheres estão na corrida eleitoral. Ariana Aquino (Republicanos) e Joana Batista (PSD) travam a disputa deste ano. Ariana foi eleita prefeita do município em 2020 e busca a reeleição neste ano. Já Joana foi prefeita da cidade por dois mandatos consecutivos, sendo eleita em 2004 e reeleita em 2008. Ela tenta um novo mandato neste ano.
Redenção
Já em Redenção, Ângela Pinheiro (MDB) e Selma Marinho (PSB) são as únicas candidatas. Ângela foi vereadora da cidade, eleita pelo PV em 2004 e se candidatou em outras duas oportunidades pelo mesmo partido, ficando na suplência em 2008 e não sendo eleita em 2012. Desta vez ela tenta a prefeitura pelo MDB, liderado no Ceará por Eunício Oliveira.
Já Selma participou da gestão do prefeito Davi Benevides (PSB), filho do deputado federal Mauro Benevides. A proximidade com a família fez com que Selma passasse a ser conhecida como Selma Benevides, nome que adotou na urna neste ano.
Limoeiro do Norte
O município registra disputa entre Dilmara Amaral (PRD) e Dra. Mazé Maia (PSD). Dilmara foi eleita vice-prefeita em 2020 e Mazé concorreu à prefeitura no mesmo ano, mas não se elegeu.
Limoeiro ganhou destaque no noticiário nos últimos meses por conta do "sumiço" do então prefeito José Maria Lucena, na esteira de investigações do Ministério Público (MPCE) que apurava suposto “sumiço” do gestor por prazo superior ao permitido.
Rompido politicamente com Dilmara, que era a vice, o prefeito tardou a pedir licença do cargo ao passo em que opositores alegavam que eles estava ausente da cidade por questões relacionadas a sua condição de saúde.