Jingles das campanhas: o que dizem as músicas dos candidatos em Fortaleza?

Variando entre os gêneros musicais, as letras das canções abordam as promessas de cada candidato e algumas até direcionam críticas aos rivais

Durante o período eleitoral, é comum ouvir os jingles das campanhas dos candidatos pelas ruas de um município. As músicas integram grande parte das disputas e, geralmente, as letras ficam na cabeça de quem escuta.

Neste ano, em Fortaleza, não é diferente, e a maioria dos candidatos à Prefeitura divulga as canções, que vão do forró ao funk e apostam em letras que apresentam as propostas para a cidade ou alfinetam os concorrentes.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

André Fernandes (PL)

O candidato do Partido Liberal conta com uma playlist de cerca de dez músicas de campanha, com críticas a alguns postulantes da corrida eleitoral. O jingle principal, intitulado “Chega de mamata”, é uma adaptação da música “Piração”, da dupla Kaká e Pedrinho.

A canção do candidato fala sobre “renovação”, prometendo uma “cidade arrumada” e “sem obras atrasadas”, com críticas à atual gestão da Prefeitura. 

Já em outras duas músicas da campanha do deputado federal, os ataques ao atual prefeito e candidato à reeleição José Sarto (PDT) são diretos, com menção ao nome do postulante. Intituladas “É culpa do Sarto” e “Tchau, Sarto”, os jingles chegam a citar obras que estariam pendentes e a cobrança da Taxa do Lixo.

Outro jingle de Fernandes ainda fala sobre um candidato que seria “tapioca”, sem mencionar nomes. O termo é utilizado para se referir a pessoas que trocam de opiniões ou de lados, num indireta a Capitão Wagner (União Brasil). 

Capitão Wagner (União Brasil):

Ainda apostando na frase “A capital é Capitão”, com uma pequena mudança em relação ao slogan utilizado em 2020, os jingles do candidato do União Brasil não atacam rivais e apostam em um tom de que “chegou a hora” do postulante. 

Essa é a terceira vez que o deputado concorre à Prefeitura de Fortaleza. Em 2016, Wagner ficou atrás do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) no segundo turno. Em 2020, o candidato chegou a liderar as pesquisas, porém foi derrotado por Sarto, ficando com 48,31% dos votos.

Em 2022, Capitão Wagner também concorreu ao cargo de governador do Estado e ficou em segundo lugar, com 32,16%, quando Elmano de Freitas (PT) foi eleito ainda no primeiro turno. 

Evandro Leitão (PT):

Com o título “Juntos, Fortaleza pode mais”, o jingle do candidato petista destaca o apoio recebido pelos principais nomes do partido, mencionando as parcerias com o governador Elmano de Freitas, o ministro da Educação Camilo Santana e o presidente Lula.

No último sábado, o titular do MEC chegou a anunciar que tirará férias para ajudar a campanha de Evandro na Capital. O ex-governador também antecipou que Lula deverá visitar Fortaleza no primeiro turno das eleições.

George Lima (Solidariedade):

O candidato George Lima também conta com uma música para a campanha. O jingle do postulante apresenta o candidato ao ouvinte e chama para a “renovação” da cidade, indicando um “tempo novo”.

De acordo com a última pesquisa Datafolha Fortaleza, contratada pelo O POVO e divulgada no dia 22 de agosto, George não chegou a 1%.  

Nesta semana, o postulante chamou atenção após o debate entre os candidatos a prefeito de Fortaleza. Após ter sido chamado de “inexpressivo” e “garganta de aluguel” pelo deputado federal André Fernandes (PL), o candidato se defendeu e surpreendeu ao soltar a frase “Chupa aqui para ver se sai leite”, repercutindo nas redes sociais.

A frase ainda rendeu um jingle de campanha, com um vídeo que conta com dançarinas e coreografia. 

José Sarto (PDT):

Os jingles do candidato à reeleição focam em relembrar as ações realizadas durante o atual mandato do prefeito, como o passe livre estudantil, as reformas na orla e ações na saúde do município.

Em uma das músicas, Sarto fala sobre mudanças, afirmando que a transformação na cidade “já começou e não pode parar”.

Na música “Sarto da Juju”, inspirada no funk carioca “Atura ou surta”, do cantor MC GW, o candidato fala sobre colocar os óculos do modelo “Juliet”, um dos símbolos da campanha do pedetista, e afirma ser “cria” da Barra do Ceará e “filho da escola pública”. Durante a campanha, o postulante explicou que o uso do item é um “símbolo de rebeldia”.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

André Fernandes Capitão Wagner Eduardo Girão Evandro Leitão George Lima José Sarto

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar