Alece tem sessão cheia, posse de suplente e presença de quatro candidatos a prefeito
Com apenas uma sessão plenária, nesta terça-feira, 2, o auditório contou com um grande quórum
17:18 | Set. 03, 2024
A sessão plenária desta terça-feira, 3, da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), única que será realizada nesta semana, contou com presença massiva dos parlamentares. A manhã teve posse de suplente e reuniu candidatos a prefeito de municípios cearenses.
Ao todo, 42 dos 46 deputados estaduais marcaram presença na sessão, sendo destes 29 de forma presencial, cerca de 63% do quórum total, e 13 pelo formato remoto. Dois parlamentares estão em missão especial e apenas duas faltas foram registradas.
Durante o ano, algumas sessões foram levantadas por ausências ou realizadas em poucos minutos até serem encerradas, o que gerou críticas de parlamentares da oposição.
Leia mais
Dos deputados presentes, quatro são candidatos às prefeituras de municípios cearenses, incluindo o presidente da Casa, Evandro Leitão (PT), postulante em Fortaleza.
Além dele, o deputado Cláudio Pinho (PDT), candidato em São Gonçalo do Amarante, Emília Pessoa (PSDB), candidata em Caucaia, e Lucinildo Frota (PDT), concorrente em Maracanaú.
Leia mais
Posse prestigiada de Martinha Brandão
Durante as atividades, Martinha Brandão (Cidadania) tomou posse como deputada estadual, assumindo como primeira suplente da federação PSDB-Cidadania, após licença de 120 dias da titular Luana Régia (Cidadania) para tratar de assuntos de interesse particular.
Martinha é atuante pela classe dos servidores da saúde e foi bastante reverenciada por apoiadores, amigos e familiares. Lideranças como a vereadora Enfermeira Ana Paula (sem partido), o candidato a vereador Márcio Cruz (PCdoB), o ex-senador e hoje secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes) do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda (PCdoB) e o presidente estadual do PCdoB, Luiz Carlos Paes.
Leia mais
Aprovação e votação de projetos
Ainda durante a sessão desta terça-feira, foram aprovados cinco projetos, sendo dois de lei e três de indicação. Em destaque está o 119/23 de indicação da deputada Larissa Gaspar (PT), que sugere a instituição do Programa de Combate à Intolerância Religiosa e de Defesa da Liberdade Religiosa na Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará.
Já o n° 160/23, do deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas), propõe a disponibilização de médicos traumatologistas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) administradas pelo Estado.
Foi também aprovada a urgência de uma proposição do Executivo de nome "Moto Segura" para auxiliar a recuperação de motocicletas.