Enfermeira Ana Paula declara apoio a Evandro Leitão após ser cotada para vice-prefeitura
Vereadora foi cotada para ser vice-prefeita de Evandro Leitão enquanto estava filiada ao PSB, mas não foi escolhida e logo depois anunciou sua saída do partidoA vereadora Enfermeira Ana Paula (sem partido) declarou apoio a Evandro Leitão (PT), candidato à Prefeitura de Fortaleza, nesta semana, em vídeo publicado na conta do Instagram do postulante. Ana Paula foi cotada para ser vice-prefeita na chapa do petista, quando era filiada ao PSB.
“Eu quero falar para você que é profissional da enfermagem e profissional da saúde sobre a importância desse projeto que é elegermos Evandro Leitão para prefeito de Fortaleza. Eu tenho lutado muito para que o povo de Fortaleza tenha saúde de qualidade, com respeito a todos os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde), e é por isso que este ano eu voto e peço voto para o Evandro Leitão”, afirmou a vereadora.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O apoio público ao candidato do PT ocorre depois de Ana Paula deixar o PSB por conflitos políticos na legenda, entre eles, a sua candidatura para vice-prefeita na chapa de Evandro Leitão.
Antes da desfiliação, a vereadora afirmou ao O POVO que solicitaram para que ela ficasse disponível para as eleições de 2024, especificamente para a vaga de vice-prefeita.
“Sendo assim, pedi minha desincompatibilização do Conselho Federal de Enfermagem para atender às demandas do partido e aguardar a decisão. No entanto, a decisão de não sermos vice da chapa não me foi comunicada", explicou.
A cotada pelo PSB a vaga de candidata a vice-prefeita de Evandro Leitão foi Luísa Cela (PSB), mas ela não foi escolhida para compor a chapa do petista e sim Gabriella Aguiar (PSD).
No começo de agosto, Ana Paula decidiu deixar o PSB após quatro meses de filiação. Ela afirmou que o motivo de sair da legenda foi a “ausência de diálogo entre os membros do grupo político e discriminação contra a classe da enfermagem”.
O presidente municipal do PSB em Fortaleza, Osmar de Sá Ponte, criticou a postura de Ana Paula no partido e disse que ela “não deixa saudade nenhuma”. Ponte explicou ao O POVO que a sigla entendeu que a vereadora não merecia confiança, pois ela e o marido, Mário Cruz, entraram juntos no PSB, para logo depois Mário sair da legenda e filiar-se no PCdoB.
"O partido achou que ela não merecia confiança porque alguém que entra no partido e logo depois o marido sai, vai pro PCdoB porque lá é mais fácil se eleger, ela cometeu um ato de infidelidade", contou Osmar.
Devido a esses fatores, o presidente explicou que Ana Paula foi avisada que o partido não daria apoio à sua candidatura como vice-prefeita de Evandro e que “não tinha praticamente ninguém dentro do partido” apoiando a vereadora.
Como ficou sem partido, Ana Paula não irá concorrer às eleições de 2024. No momento, ela está engajada na campanha do marido, Márcio Cruz (PCdoB), a uma cadeira na Câmara Municipal de Fortaleza.