Sabatinas O POVO Barbalha: Antônio Neto cita ex-prefeito e promete zerar filas de cirurgias

"A gente deverá ter os valores de cada escola e a Prefeitura daria uma bolsa para esses estudantes da rede pública de ensino estudarem em escolas particulares e se destacarem aqui nas provas do Enem", prometeu o candidato de oposição

20:04 | Set. 02, 2024

Por: Carlos Holanda
Antônio Neto foi o primeiro entrevistado pela Sabatina do O POVO, que irá ao ar pela Rádio O POVO CBN Cariri com os candidatos dos municípios de Crato, Juazeiro e Barbalha (foto: Denilson Rodrigues/O POVO CBN Cariri)

Candidato de oposição à Prefeitura de Barbalha, Antônio Costa Neto (PSDB) prometeu nesta segunda-feira, 2, que, se eleito, irá facilitar a entrada de jovens de baixa renda em faculdades particulares. Consta no programa de governo dele, registrado na Justiça Eleitoral, a proposta chamada "A Faculdade é Nossa", por meio do qual seria paga uma bolsa de estudos para jovens se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2028.

Ele foi o primeiro entrevistado pela Sabatina do O POVO, transmitida pela Rádio O POVO CBN Cariri (veja abaixo o calendário das entrevistas) com os candidatos dos municípios de Crato, Juazeiro e Barbalha. Questionado pelo apresentador e jornalista Luciano Cesário sobre se os recursos não seriam melhor aplicados se diretamente investidos em escolas públicas, o postulante criticou a qualidade do ensino de Barbalha.

"Então, é pensando nessa queda de qualidade do ensino de Barbalha que a gente pretende dar um incentivo para os estudantes que estão se preparando para que nós possamos ter uma qualidade no nosso ensino", argumentou o adversário de Guilherme Saraiva (PT), atual prefeito do município.

"Nós vamos fazer, na realidade, uma triagem, ver quais são os alunos que se destacam nas escolas públicas de Barbalha para que o município possa arcar com incentivo financeiro para que eles possam se preparar melhor, visando um Enem, por exemplo, se profissionalizar, fazer um curso de segundo grau e é desta maneira que nós estamos imbuídos de melhorar a qualidade do ensino e incentivar os alunos que se destacam na rede pública do nosso município", complementou.

Antônio Neto não soube precisar quanto seria aplicado no programa, mas explicou as linhas gerais da proposta. Segundo ele, bolsas escolares custeariam a presença de alunos em escolas particulares do município. "A gente deverá ter os valores de cada escola e a Prefeitura daria uma bolsa para esses estudantes da rede pública de ensino estudarem em escolas particulares e se destacarem aqui nas provas do Enem", afirmou.

Na área da saúde, Antônio Neto afirmou querer zerar permanentemente as filas de cirurgias eletivas. O candidato tucano, apoiado pelos ex-prefeitos Rommel Feijó (PSDB) e Argemiro Sampaio (UB), afirma que tem ouvido dos potenciais eleitores que o "povo está desassistido" com a saúde pública do município.

"Os pais de família se dirigem aos postos de saúde em busca de um atendimento muitas vezes até às 3 horas da manhã para obter fichas de atendimento que são distribuídas. No distrito da Estrela, por exemplo, nós vimos que são oito fichas diárias e muita gente não consegue ser atendido", alegou o opositor, afirmando que seu aliado, Argemiro Sampaio, teria conseguido zerar as filas em sua gestão (2017-2020).

"Nós vimos que as filas de atendimento foram zeradas, então nós estamos propondo não é só fazer em época eleitoral, fazer filas de cirurgias, fazer atendimento para a população. Nós estamos propondo a população de Barbalha fazer planos de cirurgias num dia a dia. Nós não podemos acumular esse serviço para depois tentarmos solucionar", ressaltou.

Confira a lista das entrevistas com candidatos do Crajubar

Barbalha:

Guilherme Saraiva (PT): terça-feira, 3;

Crato:  

André Barreto (PT): quarta-feira, 4; 

Dr. Aloísio Brasil (União Brasil): quinta-feira, 5;

Lucas Brasil (PSDB):  sexta-feira, 6;

Juazeiro do Norte:

Sued Carvalho (UP): segunda-feira, 9;

Gledson Bezerra (Podemos): terça-feira, 10;

Lino Alves (PCO): quarta-feira, 11;

Fernando Santana (PT): sexta-feira, 13.