Após ausências, Cid Gomes estreia na campanha de Evandro Leitão em Fortaleza

O senador foi peça fundamental para que o ex-pedetista pudesse migrar de partido e concorrer à Prefeitura. Cid havia se mantido afastado dos holofotes em Fortaleza

09:58 | Set. 02, 2024

Por: Guilherme Gonsalves
Evandro Leitão e Cid Gomes (foto: Révinna Nobre/Especial para O POVO)

Após ausências e pouco aparecimento na disputa de Fortaleza, o senador Cid Gomes (PSB) estreou na campanha do candidato Evandro Leitão, do PT, em agenda nesta segunda-feira, 2. Ele realizou caminhada com o candidato do PT no Parque São José logo cedo, às 7h30min. 

Foi a primeira vez em que Cid esteve em ato de campanha do aliado desde o início da campanha, há duas semanas. Até então, o senador era ausência sentida publicamente, faltando a eventos e agendas oficiais, mas que foi peça-chave para que Leitão pudesse estar concorrendo ao pleito.

Cid era o presidente estadual do PDT quando foi concedida a carta de anuência para Evandro ficar livre e deixar de partido, podendo se filiar ao PT e ser candidato. Mesmo sem aparecer em público por um tempo em agendas políticas em Fortaleza, o senador também atuou nos bastidores.

No processo de escolha da vice de Evandro, que o PSB pleiteava, mas acabou ficando com a deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD), Cid sempre foi voz ativa e passou por ele todas as negociações, como contou o governador Elmano de Freitas (PT).

"O tema em Fortaleza a todo momento foi tratado com o senador Cid. Conversamos muito desde a polêmica com o PDT; que o Evandro teria que sair do partido, porque ele era uma possibilidade de ser candidato e isso não seria possível no PDT. O senador Cid concordou com essa reflexão. Conversamos com Cid sobre o perfil da vice e o que concluímos é que o perfil da Gabriella (Aguiar) era o que mais acrescentava. Entendemos que para a necessidade de Fortaleza era o melhor quadro", disse ao O POVO há uma semana.

Em agendas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sua última visita ao Ceará, Cid não esteve presente e chamou atenção. No início de agosto, o petista assinou a instituição do marco legal do hidrogênio verde de baixa emissão de carbono. O senador é presidente da Comissão de Hidrogênio Verde no Senado Federal e não compareceu.

Lula também foi à convenção que confirmou Evandro candidato e, mesmo aguardado, Cid Gomes novamente se fez ausente. Um dia antes do evento em Fortaleza, o senador marcou presença na convenção de Izolda Cela (PSB), candidata à Prefeitura de Sobral.