Fortaleza: confira como foi a 2ª propaganda eleitoral gratuita nas TVs

Os candidatos utilizaram do tempo para se apresentarem, mostrarem propostas e também alfinetar

08:56 | Ago. 31, 2024

Por: Thays Maria Salles
José Sarto (PDT), Capitão Wagner (União), André Fernandes (PL), Evandro Leitão (PT), George Lima (Solidariedade) e Técio Nunes (Psol) (foto: Montagem/O POVO)

Teve início nesta sexta-feira, 30, o horário reservado à propaganda eleitoral gratuita e assim seguirá até o dia 3 de outubro, com campanhas dos candidatos das eleições municipais nas emissoras de rádio e TV. O espaço é regulamentado pela Lei pela Lei nº 9.504/1997 e pela Resolução 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Confira aqui o tempo de rádio e TV de cada um dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza

Como foi a 2ª propaganda eleitoral em Fortaleza na TV?

A segunda propaganda eleitoral gratuita na TV aberta iniciou às 20h30mim desta sexta-feira e seguiu até às 20h40min. O bloco contou com a inserção de seis candidatos à Prefeitura de Fortaleza: André Fernandes (PL), Capitão Wagner (União), Evandro Leitão (PT), George Lima (Solidariedade) e Técio Nunes (Psol).

Wagner, George e Técio usaram as mesmas peças de 13 horas. Os outros trouxeram novidades. Os demais, Chico Malta (PCB), Eduardo Girão (Novo) e Zé Batista (PSTU), não tiveram tempo. Eles integram partidos que não atingiram a cláusula de barreira, ou seja, sem representatividade mínima no Congresso Nacional.

George Lima: "O que vem depois é teatro das cartas marcadas"

Em apenas 17 segundos, George repetiu o mesmo conteúdo veiculado às 13 horas. Ele iniciou sua fala lembrando ter justamente pouco tempo de televisão, justificado, segundo ele, por não ter padrinhos políticos e ser "sem amarras".

A sua vice, Rachel Girão (Solidariedade) apareceu para afirmar que Fortaleza precisa de um candidato "independente e de fora das panelinhas". "O que vem depois desse vídeo vocês já sabem, é só velho teatro das cartas marcadas", finaliza George Lima.

André Fernandes critica Sarto e segue sem citar Bolsonaro

André Fernandes voltou a mencionar que foi o deputado estadual e federal mais votado do Ceará em 2018 e 2022, respectivamente. O parlamentar iniciou projetando que "vão dizer" que ele é "muito jovem", "radical" e que "não tem muitos partidos no palanque" e reservou espaço do bloco para alfinetar José Sarto. 

"Fortaleza está abandonada. Tenho rodado bairro a bairro para entender as dores de cada cidadão, de casa região. E a resposta é sempre a mesma quando eu pergunto assim: quantas vezes o prefeito de Fortaleza veio aqui? 'Que prefeito? A gente nunca nem viu ele'", criticou Fernandes.

Ele seguiu sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sua liderança política, ou usar imagens dele.

Capitão Wagner diz estar mais maduro e alfineta adversários

Já Capitão Wagner, que dispõe de 1 minuto e 14 segundos, repetiu a peça das 13 horas, em que inicia puxando por sua experiência, principalmente, pelo fato de ter sido secretário da Saúde de Maracanaú, além da sua atuação como professor. Ele faz menção a si mesmo também como "especialista em segurança".

Wagner, então, declara que mudou durante os últimos quatro anos e está "mais maduro e mais preparado". Ele ainda usou o seu tempo para alfinetar seus adversários Sarto e Evandro.

"Chega de quem passa quatro anos de férias e na véspera das eleições aparece fantasiado para pedir voto. Chega de aceitar um poste que precisa de padrinho porque não tem luz própria", declarou.

Evandro Leitão: tira vice e acrescenta Elmano e Lula

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e candidato petista, Evandro tem 5 minutos e 1 segundo, mais da metade do horário eleitoral. Com essa vantagem em relação aos demais, Leitão se apresentou, mencionando a família e o trabalho. Novamente, ele não citou sua passagem na presidência do Ceará Sporting Club.

"A escola teve uma forte influencia na minha formação. Os princípios religiosos, prevalecendo sempre o respeito ao ser humano, à justiça, onde nós pudéssemos conviver em harmonia, respeitando sempre as diferenças", acrescentou o petista.

Na peça da noite, a principal diferença foi a exclusão da participação da candidata a vice-prefeita Gabriella Aguiar (PSD) e a inserção de declarações do governador Elmano de Freitas (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O programa usou trechos dos discursos da convenção partidária que oficializou a chapa. 

Técio Nunes crítica saúde de Fortaleza

Com 25 segundos, Técio usou a mesma peças da primeira propaganda eleitoral gratuita. O pessolista usou o tempo para criticar a saúde de Fortaleza, o que definiu como "um verdadeiro caos". "Nós precisamos de um prefeito que tome conta do nosso povo e, para tomar conta nós, precisamos de uma saúde boa para todo mundo. Vamos fazer a nossa Fortaleza", declarou Técio.

Sarto relembra pandemia e foca em saúde

Com 1 minuto e 1 segundo de propaganda eleitoral gratuita, o prefeito José Sarto é um dos candidatos que mudou a peça das 20h30min. Se na primeira ele iniciou com jovens usando os óculos juliet, na segunda, aparece apenas um com o adereço e os dizeres: "É sal, é Sarto!"

Em seguida, o prefeito surge sem o óculos e mencionando a pandemia de covid-19, que acometeu Fortaleza no início de seu mandato, em 2020.

"A cidade vazia, nossa gente morrendo, tudo parado. Eu não. Não podia nem um minuto pensar em parar e nem descansar até ver todo mundo com a vacina no braço. Fizemos de Fortaleza a cidade campeã de vacinação do País. Abrimos escolas, comércio e turismo. Foi assim que recuperamos a nossa economia e fizemos dela a mais forte do Nordeste e a que mais gera empregos", disse Sarto.

Ele também disse que "não está tudo perfeito", mas menciona obras entregues durante sua gestão, como 24 novos postos de saúde e quase 100 reformados, além dos medicamentos entregues "na porta de casa" dos fortalezenses. Sarto finaliza a peça colocando o óculos modelo juliet.