Maioria da população de Juazeiro é a favor de armar a Guarda Municipal com arma de fogo
Apoio à medida é maior entre os evangélicos e menor no grupo de renda altaEm meio ao processo de liberação do porte funcional de arma de fogo para guardas municipais em Juazeiro do Norte, pesquisa AtlasIntel revela que a maioria da população é a favor da medida no Município. De acordo com o levantamento, 50,9% dos entrevistados concordam com a iniciativa de armar os guardas civis metropolitanos. Outros 39,5% são contrários e 9,6% não souberam responder.
Você é contra ou a favor da iniciativa de armar a Guarda Civil Municipal com armas de fogo?
É + que streaming. É arte, cultura e história.
- A favor: 50,9%
- Contra: 39,5%
- Não sei: 9,6%
A pesquisa mostra que o armamento da Guarda Municipal tem maior apoio entre os evangélicos, com 72,2% a favor e apenas 10,8% contra. No grupo dos mais jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos, 67,5% disseram ser concordar com a medida ante 26,6% contrários.
Leia mais
A rejeição à ideia é maior entre o público de maior renda. De acordo com o levantamento, 83,6% dos entrevistados com ganhos mensais acima de dez salários mínimos são contra a proposta de armar a Guarda Municipal e 14,9% são a favor. Já no grupo que recebe até R$ 2 mil por mês, 54% são favoráveis e 40,6% contrários.
A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 13 e 18 de agosto de 2024, em Juazeiro do Norte. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pelo Grupo de Comunicação O POVO e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-01510/2024.
Guarda Municipal de Juazeiro do Norte
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Juazeiro do Norte está na reta final do processo de liberação do porte funcional de arma de fogo. Em entrevista recente à rádio O POVO CBN Cariri, o secretário de Segurança Pública do Município, Cláudio Luz, confirmou que a liberação deve ocorrer até outubro.
Na última semana, a etapa de capacitação dos guardas que participaram do processo foi encerrada com uma prova prática de tiro aplicada aos 40 participantes. O curso foi iniciado em junho de 2023, na academia municipal de segurança pública. O processo de avaliação e treinamento dos guardas de Juazeiro passou por etapas de testes psicológicos, aulas teóricas e práticas.
Para a liberação, ainda é necessário a assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Juazeiro do Norte e a Polícia Federal. O secretário afirmou que esse processo está sendo formalizado e deve ser firmado em breve. “A gente conclui todas as etapas com esse acordo e aí a polícia federal expede os portes funcionais dos guardas que foram aprovados, logicamente”.
Com a implementação, Juazeiro do Norte se tornará a primeira cidade da região a autorizar o armamento institucional destes profissionais. No Ceará, Fortaleza, Eusébio e Pacajus já implementaram a medida. A liberação do porte de armas para guardas municipais autoriza o porte apenas durante o exercício da profissão.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente