Perna Cabeluda: Detento com uma perna só fugiu de presídio no Ceará? Confira checagem do O POVO
Fuga de detento sem uma das pernas virou motivo de provocação entre os candidatos José Sarto e Evandro Leitão, durante debate do O POVO
16:46 | Ago. 30, 2024
Durante debate do O POVO com os candidatos a prefeito de Fortaleza, realizado no último dia 27, chamou atenção um comentário do prefeito José Sarto (PDT), questionando ao adversário Evandro Leitão (PT) como poderia um detento ter fugido de um presídio estadual tendo apenas uma perna. Ao fim do questionamento, o candidato à reeleição citou até a lenda urbana da perna cabeluda.
Logo no início do segundo bloco de perguntas, Sarto acusou o Partido dos Trabalhadores (PT), sigla da qual Leitão é filiado, de ter "entregou os presídios às facções". Ele relembrou a fuga de detentos do presídio de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Leia mais
"Isso não é novidade, mas a novidade mesmo é um fato muito interessante, é que um desses bandidos que fugiram tinha uma perna só. Como é que um bandido de uma perna só foge do presídio? Agora não venha me dizer que era o Perna Cabeluda não", disse o prefeito no debate.
Presidiário tem histórico de fugas
A notícia da qual Sarto referiu-se ocorreu em 14 de agosto deste ano, quando seis presos fugiram da Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim, em Itaitinga. Um desses detento, que responde por homicídio e cumpria pena de 30 anos, tem apenas uma perna, já tendo fugido e sido recapturado outras vezes.
Evando ironiza:'Leva você no deboche'
Na resposta ao questionamento de Sarto, Leitão reclamou do deboche do adversário. "É esse o tipo de candidato, meus caros amigos e amigas fortalezenses, que infelizmente nós temos. Leva você no deboche", rebateu.
"Eu trato esse tema com extrema responsabilidade. Segurança pública é algo extremamente delicado, e na minha vida pública eu sempre tentei tratar com muita responsabilidade, aprovando medidas na Assembleia Legislativa do Ceará, medidas de criação de varas criminais no Tribunal de Justiça, do Ministério Público; fortalecendo, ampliando e fortalecendo a delegacia de combate às facções criminosas. É dessa forma (que trabalho), candidato Sarto, e não tratando a população de forma debochada, escrachada", rebateu.
Na réplica, o prefeito afirmou que o petista não respondeu à sua pergunta.
Lenda da Perna Cabeluda
A fala do prefeito faz referência à lenda urbana, surgida no Recife/PE, na década de 1970. Ela afirmava que uma perna cabeluda e assustadora costumava aparecer na calada da noite, surgindo por debaixo da cama das vítimas.
A lenda espalhou-se por diversas localidades, dentre elas, o Ceará, fazendo com que os pais mandassem as crianças olharem embaixo da cama antes de dormir para conferir se não havia nada.