Eleições em Fortaleza: 1ª propaganda eleitoral foca na saúde e apresentação de candidatos

André Fernandes se diz antissistema, Evandro cita experiência e Sarto cita período da pandemia

10:11 | Ago. 30, 2024

Por: Ludmyla Barros
André Fernandes (PL), Evandro Leitão (PT) e José Sarto (PDT) focaram especialmente no tema da saúde (foto: AURÉLIO ALVES/O POVO)

Começou o período de horário eleitoral gratuito em televisões e nas rádios de todo o Brasil. Na manhã desta sexta-feira, 30, as estações de rádio de Fortaleza exibiram duas inserções com conteúdo eleitoral.

André Fernandes (PL), Evandro Leitão (PT) e José Sarto (PDT) foram os únicos candidatos com inserção na primeira propaganda eleitoral na rádio, exibida das 7 horas às 7h10min. Os dois primeiros candidatos se apresentaram para o público e, junto do último, focaram especialmente no tema da saúde.

O candidato Capitão Wagner teve o seu programa exibido apenas na inserção do meio-dia. Minutos depois da falta na inserção das 7h, o postulante alegou ter enviado o material no tempo hábil e disse que tomaria as providências. Quanto aos candidatos mencionados na manhã, o material foi reprisado na inserção seguinte.

Além deles, outros dois postulantes têm tempo de TV e Rádio, mas não tiveram o material divulgado em nenhuma inserção hojeGeorge Lima (Solidariedade) e Técio Nunes (Psol). A assessoria de George disse que o material foi entregue na quinta-feira, às 17 horas, em todas as emissoras.

Os demais, Chico Malta (PCB), Eduardo Girão (Novo) e Zé Batista (PSTU), integram partidos que não atingiram a cláusula de barreira, ou seja, sem representatividade mínima no Congresso Nacional.

Sarto e Wagner contam com pouco mais de um minuto de programa. André com pouco menos de dois. Já Evandro conta com mais de cinco, mais da metade da programação.

| VEJA | Confira aqui o tempo de TV e Rádio de todos os candidatos à Prefeitura de Fortaleza

Abaixo, os programas dos candidatos, por ordem de inserção.

André Fernandes se diz antissistema, perseguido e critica gestão Sarto

André Fernandes abriu a programação, se apresentando como um candidato antissistema. “Sou a indignação, mas pode me chamar de André”, disse o candidato. Segundo ele, “há 30 anos”, Fortaleza seguiu nas mãos dos mesmos políticos e, hoje, sofre com segurança e saúde precárias.

O candidato se disse perseguido e citou a ocasião em que o gabinete dele foi vandalizado e um boneco, com seu rosto, foi incendiado. “[Foi] em vão. Essa cidade precisa de renovação, precisa de quem construa o futuro, sendo o futuro.”

Ainda houve críticas à gestão do prefeito José Sarto. André alegou que, ao visitar os bairros, ouve da população que o prefeito não é visto, além de reclamações sobre demora em atendimentos em postos de saúde.

Assim, o candidato promete que estará presente diretamente nos bairros para “entender a dor do povo”. “Então quando eu chegar, vou chegar devendo ao povo. Vai ficar marcada na história: a melhor gestão que Fortaleza já teve”, completa o candidato.

A inserção é marcada por efeitos sonoros de tensão e intercalada por um dos jingles do candidato, com o refrão prometendo renovação. André Fernandes dispõe de 1min58seg66 da grade.

Capitão Wagner cita evolução profissional e critica Sarto e Evandro

Após não ter o material divulgado às 7h, Capitão Wagner exibiu o programa eleitoral ao meio-dia. No início, uma narradora anunciou o programa com um "Sextou, pessoal!".

Wagner citou uma evolução pessoal e profisisonal em relação às últimas eleições para a Prefeitura. Menciona uma formação em Direito e o período como secretário de Saúde de Maracanaú. Assim, o candidato se diz mais "maduro e preparado" para gerir a cidade.

No entanto, ele critica os opositores, alegando que os eleitores também "precisam mudar" para que a cidade mude. 

"Chega de acreditar em quem promete e não cumpre, em quem passa quatro anos de férias e, nas vésperas da eleição aparece fantasiado para pedir seu voto. Chega de aceitar um poste que precisa de padrinho porque não tem luz própria", diz o candidato, com comentários já dirigidos anteriormente a Sarto e Evandro.

A montagem ainda cita quatro motivos para um voto no candidato. São citados: o fim da taxa do lixo, guarda municipal treinada, criação do Hospital do Idoso e redução de filas na saúde. 

Apesar das críticas, a campanha tem um tom alegre e finaliza com um trecho do jingle "Capitão é 44", além de uma chamada para as redes sociais de Wagner. 

Evandro cita experiência e insere falas de Lula, Camilo e Elmano

A inserção de Evandro ocorreu dois minutos após a de André, espaço destinado aos demais candidatos que não divulgaram material. O programa iniciou com um narrador do sexo masculino apresentando o petista, que citou a própria formação e a dos pais.

Evandro citou a passagem pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, no governo Cid Gomes, a posição como líder do Governo Camilo Santana na Assembleia Legislativa, assim como a atuação, “junto de Camilo”, de enfrentamento à pandemia e ao motim dos trabalhadores da segurança pública, de 2020.

Parcerias com o governador Elmano, como o programa "Ceará Sem Fome", e a eleição unânime para Presidência da Assembleia foram mencionadas.

A campanha destina espaço, então, à candidata a vice, Gabriella Aguiar (PSD), cuja função como médica foi reforçada como justificativa para a parceria na chapa. “Governar é dar prioridade ao que é mais urgente na vida das pessoas, como a saúde, por isso escolhi uma médica, a Gabriella”, diz Evandro, que é respondido por Gabriella: “Sei que chegando perto das pessoas, com ação e planejamento, podemos melhorar a saúde.

Evandro, a seguir, aparece respondendo perguntas de moradores, critica a gestão Sarto, classificada por ele como “fracassada”, e defende “uma cidade para todos os bairros, não apenas para os mais ricos”. Por fim, com o jingle “Juntos somos mais fortes”, são inseridas falas do presidente Lula, de Camilo e de Elmano, com mensagens de apoio a Evandro.

A campanha conta com trilha sonora “alegre” e é conduzida por um narrador. Algumas inserções, como a de Evandro se apresentando ou respondendo moradores, já haviam sido exibidas, em formato de vídeo, nas redes sociais do candidato. Evandro dispõe de 5min01seg95 de programação.

Sarto cita período da pandemia e obras na área da saúde

O programa de Sarto inicia com um narrador questionando o “porquê de Sarto só aparecer agora”. Uma segunda voz masculina responde, com um som de sirene ao fundo, citando “o pior momento da pandemia”, quando Sarto teria assumido a Prefeitura.

“Estava faltando leito, oxigênio no país todo, já tinham morrido mais de 10 mil pessoas, a maioria em Fortaleza. Agora me diga, como uma pessoa vai se preocupar em aparecer com tanta vida pra salvar?”, questiona o narrador.

A mesma voz segue, citando campanhas de vacinação promovidas na gestão de Sarto, que teriam tornando Fortaleza campeã de vacinação do Brasil. A profissão do prefeito, médico, também é citada, além da construção de três novos hospitais, de 24 novos postos de saúde e de concursos na área.

Sarto surge apenas no fim, após uma voz feminina chamar: “Fala aí, Sarto”. O prefeito responde: “Sei que há muito para fazer , por isso a mudança não pode parar”.

A trilha sonora da campanha inicia em tom sério, quando se fala da pandemia, após as realizações da gestão serem citadas, uma música em ritmo de forró surge ao fundo. Assim como com Evandro, as mesmas menções à atuação de Sarto na pandemia já haviam sido divulgadas em formato de vídeo nas redes. O prefeito dispõe de 1min01seg59 de programação.

Atualizada às 12h54min