Debate Caucaia: Candidatos chegam à sede da OAB; acompanhe ao vivo

O POVO realiza debate com os candidatos a prefeito de Caucaia, segundo maior colégio eleitoral do Ceará

O POVO realiza nesta quarta-feira, 28, debate com os candidatos a prefeito de Caucaia, município localizado na Região Metropolitana de Fortaleza e segundo maior colégio eleitoral do Ceará. Coronel Aginaldo (PL), Emília Pessoa (PSDB) e Waldemir Catanho (PT), que participaram do encontro, já chegaram na sede da seccional cearense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE).

O ex-prefeito Naumi Amorim (PSD) foi convidado, mas não deve comparer ao debate. Os demais candidatos já chegaram à sede da OAB. Coronel Aginaldo chegou ao lado de sua esposa, a deputada federal Carla Zambelli (PL). Emília chegou com a vice de sua chapa, Célia Oliveira (PP), mãe do vice-prefeito, Deuzinho Filho (União Brasil). Catanho chegou sozinho. O clima entre os candidatos é respeitoso com cumprimentos. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Antes do debate os candidatos participaram de sorteio para definir a ordem de cada um no estúdio, assim como quem pergunta primeiro nos quatro blocos, a disposição dos candidatos nas considerações finais e a ordem de saída.

Assista o debate ao vivo

Confira os pontos sorteados:

Ordem em que ficam no estúdio
Emília Pessoa
Coronel Aginaldo
Waldemir Catanho
Quem pergunta primeiro nos blocos
Waldemir Catanho
Emília Pessoa
Coronel Aginaldo
Ordem das considerações finais
Waldemir Catanho
Emília Pessoa
Coronel Aginaldo
Ordem de saída do estúdio
Coronel Aginaldo
Emília Pessoa
Waldemir Catanho

Expectativa dos candidatos para o debate do O POVO

Emília ressaltou que vem para "poder fazer essa demonstração do que escuto nas ruas". "Então eu sou uma candidata filha da cidade de Caucaia, vindo da zona rural, sei o que é isso, muitas lutas para poder chegar até aqui", disse. 

Afirmou ainda: "Acho que o meu comportamento, como sempre foi, é de proposições. As propostas que nasceram exatamente do povo de Caucaia. Mas a gente está aqui preparado para também dar uma resposta a exatamente essas pessoas que são forasteiras aqui do meu município de Caucaia".

Coronel Aginaldo afirmou que sua expectativa "é a melhor possível". "Eu acredito que será um debate de alto nível, onde nós vamos discutir as soluções para a Caucaia. Mas para que a Caucaia cresça, para que a Caucaia se desenvolva, nós temos que solucionar hoje o pior problema que a Caucaia tem, que é a insegurança, que é a violência", ressaltou. 

"É a nossa missão, essa é a nossa função. Nós vamos sim, no primeiro ano de governo, trazer paz para o povo de Caucaia, e, assim, Caucaia se tornar um município atrativo com os grandes investimentos", disse ainda.

Já Catanho projeta que seja um "debate de propostas, de ideias, como o povo de Caucaia merece". "Nós estamos com o apoio do governador, do ministro Camilo Santana, do presidente Lula, de um conjunto de partidos", citou.

E seguiu: "Nossas ideias, sentimentos que estão repercutindo muito bem, principalmente a ideia do povo participar da administração, da gente ter uma gestão mais democrática, ter uma gestão que priorize as principais necessidades da população".

Debates realizados pelo O POVO e pela rádio O POVO CBN Cariri:

Nesta quinta-feira, 29, O POVO realiza debate com os candidatos a prefeito de Eusébio, município localizado na Região Metropolitana de Fortaleza. Marcado para iniciar às 19 horas, o encontro reúne os postulantes Dr. Júnior (PRD) e Dr. Mauro (União Brasil).

  • Debate de Fortaleza: André Fernandes (PL), Capitão Wagner (União Brasil), Evandro Leitão (PT), José Sarto (PDT), George Lima (Solidariedade) e Técio Nunes (Psol).
  • Debate de Juazeiro do Norte: Glêdson Bezerra (Podemos) e Fernando Santana (PT).
  • Debate de Crato: André Barreto (PT), Aloisio Brasil (União Brasil) e Lucas Brasil (PSDB).
  • Debate de Barbalha: Antonio Neto Sampaio (PSDB) e Guilherme Saraiva (PT).

Foram convidados a participar dos debates os candidatos de partidos, de federações ou de coligações com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares até a data de 20 de julho deste ano.

A regra está prevista no artigo 46 da Lei 9.504/1997 e no parágrafo 6º do artigo 44 da Resolução n. 23.671/21 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar