Deputado Idilvan, do PDT, explica apoio a Evandro, do PT: 'A gente se conhece desde 1993'
"É um amigo pessoal, é uma relação anterior à política. (...) Vem daí esse apoio, né?", afirmou Idilvan. Acrescentou que a escolha guarda sintonia com a posição dos líderes políticos dele, o senador Cid Gomes (PSB) e a candidata a prefeita de Sobral, Izolda Cela (PSB)
11:25 | Ago. 28, 2024
O deputado federal do PDT, Idilvan Alencar, afirmou ao O POVO que o apoio a Evandro Leitão, candidato a prefeito de Fortaleza pelo PT, decorre da amizade antiga entre eles. Conforme o ainda pedetista, eles são amigos há 31 anos. O motivo mais forte, disse, é o fato de a candidatura de Evandro ter ascendência sobre a categoria de professores, a mesma que é decisiva para as eleições de Idilvan à Câmara dos Deputados. Eleito em 2018 e reeleito em 2022, Idilvan está no segundo mandato em Brasília.
"O Evandro Leitão é auditor fiscal igual a mim. A gente se conhece desde 1993. Trabalhamos juntos, sei lá, dez anos. É um amigo pessoal, é uma relação anterior à política. (...) Vem daí esse apoio, né?", afirmou Idilvan.
"E eu sou do campo da esquerda, também, né?", acrescentou Idilvan, para quem Evandro é o real representante deste campo político e ideológico.
"Eu sou muito ligado ao Cid que está na chapa também, na coligação. Tenho uma ligação com a Izolda, que está no PSB, então isso é natural. Outro motivo mais forte são os professores. Eles votam em peso no PT, a grande maioria dos eleitores. É uma decisão que está em consonância com a questão da amizade pessoal, a questão dos meus líderes políticos e a questão dos eleitores", finalizou.
Idilvan ainda está no PDT, legenda com cujo comando não possui afinidade. Na briga que colocou Ciro — com Roberto Cláudio e José Sarto — e Cid Gomes em lados opostos, Idilvan fincou o pé entre os cidistas. O senador teve adesão maior entre a bancada do PDT na Assembleia Legislativa. A tendência é de que migrem para o PSB, seguindo o ex-governador.
Não é este, contudo, o único caminho a ser seguido. O próprio Evandro, por exemplo, filiou-se ao PT no mesmo contexto.
Idilvan afirma não ter definição sobre eventual mudança de partido. "Aí é outra questão", disse.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou recurso do PDT que tentava barrar a desfiliação de 14 deputados estaduais trabalhistas.
O veredito da corte superior ocorreu nesta segunda-feira, 26. Ou seja, eles poderão pedir desfiliação do PDT sem perder os mandatos. Os federais do PDT no Ceará não fizeram movimento de retirada.
Presidente do PDT no Ceará: "Deixa ele se desmoralizar"
Procurado por O POVO, o ex-senador e presidente do PDT no Ceará, Flávio Torres, respondeu que não defende punições a Idilvan Alencar. "Ele já não é pedetista. Pediu pra sair, inventando uma perseguição que nunca existiu, ainda não se desfiliou por conta da legislação. Deixa ele se desmoralizar, perdendo a eleição, pois quem vai ganhar é o Sarto", afirmou o brizolista.
Leia mais
-
"Chupa aqui para ver se sai leite": resposta de George Lima a André Fernandes viraliza
-
O POVO News: Pesquisa aponta Marçal em primeiro na disputa em SP; debate em Fortaleza
-
Com projeção em prédio, Evandro é cobrado por imagem sobre CPI do Narcotráfico: "Cadê o vídeo?"
-
Debate Fortaleza: quais foram as propostas dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza
-
Técio diz que candidatos em Fortaleza se inspiram "nas loucuras acontecendo em São Paulo"