'Chupa aqui pra ver se sai leite', entenda a expressão usada no debate em Fortaleza

A fala foi usada em provocação do candidato George Lima (Solidariedade) para o também postulante André Fernandes (PL) e tem repercutido

16:01 | Ago. 28, 2024

Por: Guilherme Gonsalves
George Lima no debate do O POVO entre candidatos a prefeito de Fortaleza (foto: AURÉLIO ALVES)

Uma frase dita no debate entre os candidatos à Prefeitura de Fortaleza, realizado pelo O POVO na terça-feira, 27, que gerou repercussão nas redes sociais foi "chupa aqui para ver se sai leite", proferida por George Lima (Solidariedade) para André Fernandes (PL).

O candidato foi chamado de "garganta de aluguel" e "inexpressivo" pelo deputado federal bolsonarista e retrucou com a expressão que chamou a atenção.

"Ele (Fernandes) me agrediu, mexeu com a pessoa errada. Coragem, meu amigo, tenho aqui. Vá para a sua cidade, Iguatu, não fique querendo ser prefeito de Fortaleza, que aqui ninguém vai comer sua bola, não. Chupa aqui para ver se sai leite", disse apontando o braço para Fernandes.

Confira o momento:

Mas afinal, que significa a expressão "chupa aqui para ver se sai leite"?

A fala é usada comumente no Ceará e de acordo com o livro Grande Enciclopédia da Fala Cearense, do jornalista, escritor, humorista e pesquisador da cultura popular, além de colunista do O POVO, Tarcísio Matos, a expressão correta é "morde aqui pra ver se sai leite" e é o equivalente a "não acredito no que você tá dizendo!".

"Ao menos aqui no Ceará é demais usada. Podemos dizer que é expressão típica da bem-humorada fala cearense", afirmou Tarcísio.

Repercussão nas redes sociais

A frase final da fala de George, proferida ainda no fim do primeiro bloco, logo ganhou repercussão nas redes sociais. Cortes do vídeo e até figurinhas passaram a ser distribuídas pelo Whatsapp e diversos perfis postaram o vídeo, principalmente no Instagram, TikTok e X (antigo Twitter).

Apenas no perfil do jornalista Hugo Gloss no Instagram, o vídeo já chegava às 2 milhões de visualizações na manhã desta quarta-feira. Devido às postagens de usuários com o vídeo, o termo "leite" ficou entre os assuntos mais comentados no X durante as horas que se seguiram ao debate.

Debate entre candidatos à Prefeitura de Fortaleza

O POVO realizou nesta terça-feira, 27, debate com os candidatos a prefeito de Fortaleza. Cinco postulantes participaram do encontro realizado em parceira com a seccional cearense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), na sede da entidade, na capital cearense.

Foram convidados a participar do debate apenas os candidatos filiados a partidos políticos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares - devendo esse número ser alcançado até o dia 20 de julho do ano da eleição -, como prevê a legislação eleitoral, na Resolução TSE 23.610/2019. O mesmo critério foi utilizado pelo O POVO nas eleições de 2022.

São eles: André Fernandes (PL), Capitão Wagner (União Brasil), Evandro Leitão (PT), George Lima (Solidariedade), José Sarto (PDT) e Técio Nunes (Psol).

Tom do debate: acusações entre os candidatos deram tom ao primeiro debate após o início da campanha eleitoral. Além das críticas mútuas, saúde, segurança e taxa do lixo foram os principais temas discutidos no encontro. O embate até começou mirando em um dos líderes das pesquisas de intenções de voto em Fortaleza, o prefeito Sarto. Ao longo debate, ele e Wagner, que assume o topo dos levantamentos, não foram alvos da troca de farpas.

Em dados momentos, os adversários se uniram em prol de inimigos em comum. Wagner e Evandro Leitão (PT), por exemplo, criticaram Sarto por conta da cobrança da Taxa do Lixo. André Fernandes (PL) e Sarto falaram sobre Leitão não ter dado seguimento à CPI do Narcotráfico. Técio Nunes (Psol) e George Lima (Solidariedade) reagiram ao serem chamados de “inexpressivos” por Fernandes.