Governo do Ceará anuncia criação de núcleo de combate à violência política de gênero

A iniciativa criará um espaço na Polícia Civil para investigar e combater a prática na política

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e a vice-governadora, Jade Romero (MDB), anunciaram nesta segunda-feira, 26, a criação do Núcleo Especializado de Atendimento e Enfrentamento à Violência Política de Gênero dentro da Polícia Civil. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e das Mulheres.

O anúncio foi feito durante a abertura do Seminário 18 Anos de Lei Maria da Penha – Avanços e Desafios, no Palácio da Abolição com a presença da ativista cearense Maria da Penha. A vice-governadora destacou a criação de uma pasta em um momento de disputa eleitoral e agradeceu a outros membros do Governo do Ceará pelo trabalho na criação do núcleo.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Nós sabemos que nesse período eleitoral, infelizmente, a prática da violência política de gênero tem sido uma recorrente e a nossa Polícia Civil, aí eu agradeço aqui ao nosso secretário de Segurança Pública (Roberto Sá), ao delegado geral, dr. Márcio Gutiérrez que de pronto aceitaram", disse.

E seguiu: " O governador assinará aqui o decreto que cria esse núcleo para atender dentro da competência do Estado e fazer também o encaminhamento dos casos de crime de violência política de gênero".

Elmano, em seu discurso, afirmou que a prática afeta todas as correntes políticas e os mais variados espectros ideológicos, sendo importante que o Estado possa dar um tratamento institucional às mulheres.

"Violência política não só (acontece) em momentos de disputa eleitoral, no momento de estar exercendo o mandato na Câmara de Vereadores, que está exercendo o mandato de deputada, numa participação em um conselho, mas é importante, nesse momento, em que estamos passando por uma disputa eleitoral e que tem várias candidatas", declarou.

"Felizmente, nós temos cada vez mais candidatas de verdade, candidatas que são respeitadas como lideranças das suas comunidades, do seu povo. Que elsa saibam que, no Estado do Ceará, tendo casos de violências política, elas têm na Polícia Civil,  tem um núcleo específico para investigar e enfrentar os casos de violência política", completou o governador.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

elmano de freitas governo do ceará governo elmano

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar