PSB e PSD disputam prefeituras no interior do Ceará e tentam ampliar força partidária
Presidentes estaduais do PSB e PSD destacaram o número de candidaturas a prefeito e vice nos municípios do interior do Ceará
20:21 | Ago. 26, 2024
Na disputa eleitoral dos municípios do interior do Ceará, os partidos PSB e PSD destacam-se no número de candidaturas a prefeitos e vice-prefeitos. A sigla, comandada por Eudoro Santana (PSB), está presente na disputa de 142 cidades, entre prefeitos e vices, enquanto a legenda de Domingos Filho (PSD) participa de pleitos em 93 municípios. Os dois políticos participaram nesta segunda-feira, 26, do Debates do Povo, na Rádio O POVO CBN.
“Nós estamos com 92 candidatos a prefeito no interior, é, na verdade, um número bastante significativo, e como vice temos 50. Então, estamos presentes em 142 municípios, tendo candidato ou apoiando candidatos. É um trabalho grande”, contou Eudoro Santana ao O POVO, momentos antes da participação no programa.
Leia mais
O presidente estadual do partido também analisou sobre as metas da sigla, tanto para os candidatos à reeleição quanto para o primeiro mandato. “O partido, atualmente, tem 66 prefeitos, mas tem 92 candidatos. Há locais em que já temos prefeito (tentando reeleição) e candidatos onde não temos prefeito. O objetivo é eleger entre 50 e 55, talvez até 60. A nossa meta é manter o número de prefeitos, que é 66, mas isso não é muito fácil”, comentou.
Eudoro ressaltou que a legenda tem crescido com a presença do senador Cid Gomes (PSB) e "certamente vai crescer mais nessa eleição, se tornando talvez, um dos maiores partidos do Estado”.
Domingos Filho, presidente estadual do PSD, também ressaltou o número de candidaturas majoritárias do partido, assim como as de vereadores. “Hoje temos 50 candidatos a prefeitos e prefeitas. Estamos com 43 candidatos a vice-prefeitos e vice-prefeitas e um número muito expressivo de candidatos a vereadores, então estamos presentes em disputas majoritárias em quase 100 municípios”, analisou.
Um dos nomes de peso do PSD nas eleições de 2024 é o de Gabriella Aguiar, deputada estadual, candidata a vice-prefeita de Evandro Leitão (PT) e filha de Domingos Filho. Os dois partidos fazem parte da base governista no Ceará, que apoia o governador Elmano de Freitas (PT). A sigla do mandatário também tenta várias prefeituras.
Caucaia: Domingos vê chances de Naumi ganhar no primeiro turno
Outra candidatura importante é Naumi Amorim (PSD), candidato à Prefeitura de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Apesar do ex-prefeito aparecer em terceiro lugar em intenção de votos, segundo a Pesquisa Atlas Caucaia, Domingos vê um cenário favorável ao candidato do partido.
“O Naumir tem chances, inclusive, de vencer no primeiro turno. A situação está muito boa do Naumi e vamos intensificar cada vez mais para isso. Pesquisa tem para todos o gosto, mas nós sabemos quais são os resultados lá”, comentou.
O presidente ainda destacou o objetivo de ampliar o número de chefes do executivo municipal. “Todo partido quer vencer, acho que quanto mais a gente vencer, evidentemente, é melhor. Acho que nós vamos ampliar ainda mais o nosso número de prefeitos e prefeitas”, finalizou.
Leia mais