Chico Malta: propostas do candidato a prefeito de Fortaleza
Conheça o plano de governo para a Prefeitura de Fortaleza divulgado pelo candidato Chico Malta em plataforma do Tribunal Superior Eleitoral
16:30 | Ago. 26, 2024
O candidato Chico Malta (PCB) compartilhou o plano de governo de sua campanha a prefeito de Fortaleza ao lado do vice, Roberto Cabeludo (PCB). O conteúdo segue disponibilizado na plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O DivulgaCand, do TSE, apresenta um painel com informações sobre os candidatos registrados nas eleições de 2024. Entre os informes elencados, está a aba de “propostas”, onde os postulantes podem apresentar os objetivos de sua campanha.
Confira a seguir os principais pontos da proposta divulgada por Chico Malta.
SAIBA MAIS | Chico Malta explica por que PCB e outras candidaturas de esquerda não se uniram
Proposta de governo à Prefeitura de Fortaleza: Chico Malta (PCB)
As diretrizes estratégicas do plano de governo apresentam em seu eixo estruturante a “construção do poder popular”. Em seu objetivo, o candidato indica a quebra do “poder das classes dominantes municipais e a centralização burocrática da política”.
Veja as proposições resumidas do postulante do PCB à Prefeitura de Fortaleza nas áreas de saúde, educação e segurança pública.
Para acessar o conteúdo integralmente, confira a página do candidato no DivulgaCand.
Proposta de Chico Malta (PCB): saúde
A decisão de Malta na área inclui a criação dos Conselhos Populares de Saúde. Estes devem reunir os trabalhadores e suas organizações para aprofundar “as lutas contra a privatização e pela universalidade do acesso à saúde pública, estatal e de alta qualidade”.
A expansão da rede pública é citada como garantia ao acesso universal ao sistema de saúde gratuito e de qualidade, com ações integradas e preventivas de saúde. A decisão também inclui o aumento imediato dos salários dos profissionais de saúde e a implantação dos planos de carreira.
Confira mais propostas relacionadas à saúde indicadas no plano de governo de Chico Malta:
- Criação e expansão do programa de Saúde da Família, com o acompanhamento sistemático da saúde da população e a formação de agentes de saúde;
- Fim dos contratos com as Organizações Sociais, ONGs, terceirizações e demais medidas privatizantes;
- Saneamento básico e provimento de água potável para toda a população;
- Implantação de programas de atendimento a gestantes, crianças e pacientes crônicos;
- Criação de farmácias vivas nas unidades básicas de saúde para promover o tratamento baseado em evidências no uso de plantas medicinais;
- Ampliação dos horários de atendimento das unidades básicas de saúde para desafogar o sistema de saúde e permitir o acesso da população ao atendimento de saúde no período noturno e aos finais de semana;
- Ampliação do serviço veterinário municipal e o controle da população dos animais de rua por meio de mutirões de castração e vacinação desses animais;
- Aumentar a quantidade de profissionais atuantes no equipamento de saúde mental (CAPS);
- Garantir e potencializar as atividades psicoeducativas, grupos terapêuticos e atividades artísticas/culturais;
- Pautar a ampliação das Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA);
- Pautar ampliação das Farmácias Populares.
Eleições em Fortaleza: VEJA quanto cada candidato a prefeito arrecadou até agora
Proposta de Chico Malta (PCB): educação
O objetivo de seu plano de governo é “revolucionar a educação e a cultura” por meio da construção de um sistema educacional que rompa com a reprodução da ideologia dominante e a desigualdade de acesso ao conhecimento, à cultura e às artes universais.
A promoção de uma escola pública integral e humanista, capaz de romper com a mercantilização da formação e da educação hoje vigente, também é citada.
O documento propõe a criação dos Conselhos Populares de Educação e a taxação progressiva dos lucros obtidos pela rede privada para financiar a expansão da escola pública.
A promoção de uma formação cultural integral, desde a pré-escola e por todo o ensino fundamental, é outro ponto desenvolvido por Malta, priorizando as perspectivas artísticas da cultura popular e o respeito à diversidade das manifestações.
Aos profissionais da educação, o candidato aponta a melhoria dos salários e das condições de trabalho, com contratação apenas por concurso e prezando pelo fim das terceirizações e dos contratos temporários.
A presença de programas de envolvimento da comunidade com a vida escolar são objetivados por meio da utilização do espaço escolar aos finais de semana com atividades que envolvam toda a população local (cursos de culinária, pintura, noções básicas de cultivo, etc.).
Proposta de Chico Malta (PCB): segurança pública
A implementação de políticas sociais para reduzir a desigualdade são um dos tópicos levantados dentro da segurança pública. Entre os pontos discutidos, estão a insegurança alimentar e a falta de assistência aos moradores de rua e dependentes químicos.
Para o candidato, deve-se garantir apoio psicológico a todo agente de segurança pública do município, assim como uma formação mais humanizada e a instalação de câmeras nos uniformes.
O plano também apresenta o mapeamento de locais de maior incidência de crimes, incluindo a garantia de mais patrulhas nos horários estratégicos e a ressocialização apropriada do indivíduo.
Malta ressalta em seu documento que toda a segurança pública seria de controle popular, com a instalação de ouvidorias comunitárias para a denúncia de abuso de autoridade.
Prefeitura de Fortaleza: como acessar a proposta de Chico Malta
Para ter acesso na íntegra ao conteúdo do plano de governo do candidato Chico Malta, o internauta pode clicar aqui e acessar o DivulgaCand do TSE. Em seguida, deve pressionar a aba “propostas” e fazer download do plano de governo.
O conteúdo compartilhado por Malta possui 37 páginas no total.
VEJA | Eleições 2024: o patrimônio dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza