Depois de Sarto, outros candidatos adotam óculos juliet na campanha eleitoral
A "novidade" na campanha de Fortaleza já foi utilizada em outros casos, como pelo prefeito de Recife, João Campos (PSB) e até mesmo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a pré-campanha eleitoral de 2022
13:19 | Ago. 22, 2024
A eleição de 2024 trouxe consigo uma febre entre candidatos de diferentes polos eleitorais do Ceará: os óculos juliet. O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, José Sarto (PDT), começou o movimento na Capital e foi acompanhado por nomes como Izolda Cela (PSB), candidata a prefeita de Sobral; Naumi Amorim (PSD), candidato a prefeito de Caucaia, e Lucilvio Girão (PSD), candidato a prefeito de Maranguape.
Sarto puxou o movimento desde a pré-campanha e a peça começou a aparecer em outras cidades e rostos. Izolda utilizou o óculos em uma adesivaço, em Sobral, nesta semana; Naumi posou para fotos com o juliet ao lado de apoiadores nas ruas de Caucaia e Lucílvio apareceu com a peça ao lado de aliados durante comício em Maranguape nesta semana.
A “novidade” na campanha de Fortaleza já foi utilizada em outros casos como pelo prefeito de Recife, João Campos (PSB) e até mesmo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a pré-campanha eleitoral de 2022, quando Lula atualizou sua foto de perfil em uma rede social e estava utilizando o óculos. A estratégia envolve uma forma de se aproximar do eleitorado mais jovem, que adere à peça com armação metálica e lentes de reflexo.
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Em Fortaleza, Sarto passou a ser criticado pela imagem de “zoeiro” que tentava reproduzir e por utilizar a peça durante a pré-campanha. Recentemente, o prefeito rebateu as críticas, inclusive utilizando os óculos durante o primeiro debate entre candidatos à Prefeitura de Fortaleza, realizado no último dia 9, pela TV Band Ceará.
Sarto explicou por que passou a usar esse modelo de óculos: "Essa 'Juliet' é o símbolo da rebeldia de meninos e meninas do Brasil, do Ceará e de Fortaleza que querem ser ouvidos. E é pra eles que a gente direciona a maior parte da nossa política pública", destacou, afirmando ser "cria" da Barra do Ceará.
Quando surgiram os óculos "Juliet"
Os chamados óculos “Juliet” foram criados pela marca Oakley no ano de 1997, momento em que a marca colocou no mercado a linha X-Metal, uma coleção de óculos com armação metálica e suas famosas lentes de reflexo.
Eles se transformariam em uma febre quando o ator norte-americano Tom Cruise usou a peça no filme “Missão Impossível”.
Alguns anos depois, foram apropriados por grupos da periferia do Brasil, principalmente após o início do "funk ostentação", gênero musical que retrata jovens com automóveis, roupas de marca e os óculos, que serviram de inspiração até para nomes de músicas, como “Juliet No Rosto”; “Juliet Tá Na Cara” e “Bonde da Juju”.