Elmano destaca crescimento de Evandro e Fernandes nas pesquisas: "Me parece lógica de polarização"
Para o petista, pesquisas recentes em Caucaia e Juazeiro do Norte são "animadoras" para os candidatos do PTGovernador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), comentou pesquisas de intenção de voto mais recentes em colégios eleitorais de peso, como Fortaleza, Caucaia e Juazeiro do Norte e projetou uma polarização entre grupos ligados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Embora julgue haver certa “disparidade” nos levantamentos, o governador apontou para o que chamou de “lógica de polarização”.
“A gente tem visto algumas disparidades entre pesquisas. Algumas são distantes e outras tenho dúvidas da efetividade. As pesquisas do O POVO são de institutos com muita credibilidade, sérios; então consideramos como uma referência importante”, pontuou em entrevista a jornalistas do O POVO nesta terça-feira, 20.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Para o petista, pesquisas recentes em Caucaia e Juazeiro do Norte são “animadoras” para os candidatos do PT. Em Juazeiro, Pesquisa AtlasIntel, contratada pela rádio O POVO CBN Cariri, mostra o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) com 54,3% das intenções de voto e Fernando Santana (PT) com 38,1%. Já em Caucaia, o mesmo instituto mostra Waldemir Catanho (PT) com 27,6% das intenções de voto e Coronel Aginaldo (PL) com 27,4%.
“Aprendi que você olha pesquisa não pelo nome que está posto, mas pelo sentido de quando você partiu e onde você está. Eu tenho um prefeito com percentual (de votos) alto (em Juazeiro do Norte) porque está no poder e eu tenho um candidato, que é o Fernando Santana (PT), que pulou para 38%”, destacou.
Leia mais
O governador reconheceu que o trabalho será intenso, mas reforçou que há uma polarização desenhada. “Cada vez vai ficar mais claro para Juazeiro do Norte que o prefeito Glêdson faz parte de um time, que é o time do Bolsonaro (PL), do Ciro (PDT), do Roberto Cláudio (PDT) e o nosso é com Lula, Camilo e Elmano. Tenho expectativa positiva pela aliança que construímos, que vamos ganhar a eleição”, disse.
Já sobre Fortaleza, Elmano foi mais direto ao sinalizar a polarização. “As pesquisas de Fortaleza da mesma maneira. Wagner se olhar para onde começou, posso dizer que ele caiu, o Sarto nem sobe e nem desce e os outros dois candidatos é que tem subido. Evandro e André Fernandes. Eu goste ou não são os dois que tem subido. Me parece uma lógica de polarização".
Indagado sobre se acredita que é possível que ambos estejam no segundo turno, o petista adotou tom cauteloso embora não tenha descartado a hipótese. "É cedo para dizer se vão para o segundo turno, mas é uma possibilidade que está posta, de termos uma polarização”, projetou.