Começou a campanha: Sarto e Evandro fazem caminhadas e pedetista cobra vídeo de petista
Eventos ocorreram quase simultaneamente, na primeira manhã de campanhas eleitorais. Sarto mencionou Evandro apenas no ato da Alece. Evandro cumprimentou moradoresA primeira manhã do período oficial de campanhas eleitorais contou com caminhadas, quase ao mesmo tempo, dos candidatos José Sarto (PDT) e Evandro Leitão (PT). Os atos foram, respectivamente, nos bairros Barra do Ceará e Pirambu, em Fortaleza.
A agenda do prefeito ainda contou com um “abraço”, na Assembleia Legislativa, com cobranças ao candidato petista quanto à divulgação de um vídeo da sessão que tratou sobre a dita “CPI do Narcotráfico”. Sarto acusa Evandro de não divulgar a filmagem e chama-o constantemente de "covarde."
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Sarto se divide em divulgação de obras na Barra do Ceará e cobranças a Evandro, na Assembleia
O ato do prefeito, na Barra, teve início pouco depois das 7h da manhã. O ponto de encontro foi o colégio Liceu do Vila Velha e a caminhada seguiu pela orla do Vila do Mar.
No trajeto, o gestor comentou das obras e destacou, diversas vezes, que escolheu o local para iniciar a campanha, por ter sido criado ali. A caminhada ainda contou com uma cantoria de “parabéns” ao ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), aliado de Sarto que havia feito aniversário no dia anterior (15 de agosto).
Em nenhum momento foram mencionados adversários políticos ou direcionadas críticas. Sarto comentou, durante as falas, das obras realizadas na orla e nas realizações da gestão. Nas fotos, focou na imagem de “Sarto da Juju”, posando com o famoso óculos estilo “juliet”, símbolo de sua campanha.
Questionado sobre os desafios na continuidade da gestão, foi elencada como prioridade a saúde. “Queremos ampliar o serviço de urgência e emergência, haja vista que já entregamos 24 postos de saúde e dois hospitais. O desafio é reduzir as filas de espera”, disse o prefeito.
O tom de crítica ficou para o evento seguinte. Sarto se dirigiu à Assembleia Legislativa para “cobrar Evandro” de um vídeo da Comissão Parlamentar de Inquérito do Narcotráfico. A investigação foi protocolada em 2015, e discutida na Alece em 2018, mas acabou arquivada.
O grupo pedetista pede filmagens da sessão de 15 de fevereiro daquele ano, na qual Evandro teria se posicionado contra a instalação da CPI, alegando questões de segurança. Na época, Sarto e Evandro eram aliados, com o petista na liderança do governo Camilo Santana e o pedetista na vice.
Na campanha deste ano, a posição de Evandro tem sido utilizada pela oposição, especialmente Sarto e aliados, que acusam o petista de ter tido “medo” de tratar do assunto.
O prefeito chegou ao prédio do Parlamento com aliados, todos vestidos com camisas amarelas com os dizeres: “Cadê o vídeo, Leitão?”. Os políticos, junto do público, se posicionaram na frente do parlamento e ergueram as mãos em sinal de cobrança.
Em entrevista, Sarto explicou o ato: “O objetivo é cobrar transparência do candidato que quer ser prefeito de Fortaleza e confessou publicamente na tribuna que tem medo de investigar a criminalidade.”
“Uma cidade que está aterrorizada, segurança colapsada, as chacinas se repetem, homicídios, roubos. Esse candidato não quer mostrar o vídeo que ele confessa que tem medo. O povo precisa saber”, completou.
Confira abaixo imagens da manhã de campanha do prefeito José Sarto
Evandro faz caminhada no Pirambu e cumprimenta moradores
Enquanto Sarto estava na frente da Assembleia, Evandro realizava uma caminhada no bairro Pirambu. A Movimentação começou na Rua Marcílio Dias e seguiu por outras ruas próximas.
Adversários também não foram citados e, em coletiva, Evandro comentou que o bairro Pirambu "merece ser visto", assim como todos os pontos de Fortaleza. A saúde também foi apontada como prioridade pelo petista.
Estavam presentes no ato, a candidata a vice-prefeita Gabriella Aguiar (PSD), além de petistas como o deputado federal José Guimarães, deputados estaduais como Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio e políticos de partidos da base aliada, como o PSD e, em menor quantidade, o PSB e o MDB.
O petista caminhou pelas ruas do bairro, entrou nas casas e cumprimentou moradores. Circulava atrás de um carro de som, com o jingle da campanha e era seguido de uma comitiva com a população apoiadora, que erguia bandeiras dos candidatos a prefeito, vice, além vereadores petistas.
Confira abaixo imagens da manhã de campanha do candidato Evandro Leitão
Mais informações em instantes