Pesquisa Futura: Wagner 28,4%, Fernandes 21,3%, Sarto 14,6%, Evandro 11,4%
Há empate técnico entre o prefeito José Sarto e o deputado Evandro Leitão
15:24 | Ago. 14, 2024
Foi divulgada nesta terça-feira, 13, pesquisa Futura para prefeito de Fortaleza nas eleições 2024. A sondagem foi realizada pela da empresa 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência, e publicada pela revista Exame.
Capitão Wagner (União Brasil) aparece com 28,1%. André Fernandes (PL) vem a seguir, com 21,3%.
José Sarto (PDT) e Evandro Leitão (PT) têm, respectivamente, 14,6% e 11,4%.
Pela margem de erro da pesquisa, que é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, o pedetista, que é candidato à reeleição, está tecnicamente empatado com o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão.
Veja os números da pesquisa estimulada:
- Capitão Wagner (União Brasil): 28,1%
- André Fernandes (PL): 21,3%
- José Sarto (PDT): 14,6%
- Evandro Leitão (PT): 11,4%
- Eduardo Girão (Novo): 7%
- José Batista (PSTU): 0,3%
- Tecio Nunes (PSOL): 0,2%
- Haroldo Neto (UP): 0,2%
- Jose Loureto (PCO): 0,1%
- Chico Malta (PCB): 0,1%
- Ninguém/Branco/Nulo: 7,8%
- Indecisos: 8,6%
A pesquisa Futura foi registrada no TSE como CE-03005/2024 e realizou 1 mil entrevistas entre os dias 2 e 10 de agosto, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). O nível de confiança é de 95%.
Rejeição dos candidatos
A pesquisa Futura também perguntou em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum.
Sarto tem a maior rejeição: 44%. Na sequência estão Evandro Leitão, mencionado por 29,6%; Capitão Wagner com 27%, e André Fernandes, contestado por 22,2%.
Os entrevistados também destacaram que as áreas da saúde e da segurança pública devem ser as prioridades do próximo prefeito da Capital. Os dois setores foram citados por 59,1% e 45,9%, respectivamente. A educação também é prioridade para 36%.
Avaliação dos governos:
A pesquisa Futura fez também avaliação da gestão Sarto na Prefeitura e aferiu a opinião dos pesquisados sobre o governo Elmano de Freitas (PT) no Ceará e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em nível federal.
Tanto a avaliação de Elmano quanto a de Lula abrangem apenas eleitores de Fortaleza, não sendo diagnóstico da avaliação das administrações referente a toda a população governada pelas respectivas esferas. Sarto tem desaprovação maior que a aprovação: 20,3% a 43,5%. Lula é considerado ruim/péssimo por 42,6% da população, enquanto 38,1% o consideram ótimo ou bom.
Já o governador Elmano Freitas (PT) é bem avaliado por 29,4% e considerado ruim ou péssimo por 36,8% dos entrevistados. Apesar da aprovação, 54% dos entrevistados responderam que não votariam em um candidato a prefeito que tenha o apoio do petista.
A eleição para prefeito de Fortaleza em 2024
As eleições para prefeito e vice-prefeito dos municípios brasileiros ocorre em 6 de outubro. Se nenhum candidato obtiver 50% dos votos mais 1, haverá segundo turno em Fortaleza, no dia 27 de outubro.
Há nove candidatos na disputa:
- André Fernandes (PL), deputado federal
- Capitão Wagner (União Brasil), ex-deputado federal
- Chico Malta (PCB), advogado
- Eduardo Girão (Novo), senador
- Evandro Leitão (PT), deputado estadual
- George Lima (Solidariedade), ex-deputado estadual
- José Sarto (PDT), prefeito e candidato à reeleição
- Técio Nunes (Psol), produtor cultural
- Zé Batista (PSTU), operário da construção civil e sindicalista.
Cenário da eleição
O prefeito Sarto busca a reeleição e a permanência do grupo político que chegou ao poder na Prefeitura em 2013, com o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT).
Houve ruptura do bloco político em 2022, com PT e PDT em atrito na eleição para governador, na qual Elmano de Freitas foi eleito e Roberto Cláudio ficou na terceira colocação.
Na disputa deste ano, o PT lançou Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa.
Houve divisão também no bloco da direita, unidos até 2022. Este ano são candidatos André Fernandes, representante do bolsonarismo, Capitão Wagner, que representou os conservadores nas eleições majoritárias de 2016, 2020 e 2022, e ainda Eduardo Girão.
Há ainda mais três partidos de esquerda na disputa: o Psol, com Técio Nunes, o PCB, com Chico Malta, e o PSTU, com Zé Batista.
Fecha a lista de candidatos George Lima, do Solidariedade, de centro.