Gagueira e "vaia cearense": Sarto e Evandro apostam no deboche em batalha nas redes sociais
Sarto publicou vídeo no dia posterior ao primeiro debate entre os candidatos. Evandro respondeu criticando a aprovação do prefeitoOs candidatos à Prefeitura de Fortaleza, prefeito José Sarto (PDT) e deputado estadual Evandro Leitão (PT), têm trocado críticas diretas em tom de deboche em postagens nas redes sociais. Os dois concorrem com outros sete nomes ao executivo da Capital, mas, na última semana, publicaram farpas com foco um no outro, com direito a uso de gagueira e vaia cearense.
O primeiro a publicar um vídeo citando o adversário foi Sarto, no dia posterior ao primeiro debate entre candidatos. O prefeito divulgou, nas redes sociais, uma edição da pergunta que direcionou a Evandro, sobre uma Comissão Parlamentar de Inquérito do Narcotráfico, arquivada na Assembleia Legislativa do Ceará, em 2018.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Confira a publicação abaixo:
O vídeo, além de criticar o arquivamento da investigação, atribuído a Evandro, ainda conta com uma edição que ironiza uma relutância na fala do petista, no debate. “Parece que tem candidato que fica nervoso e gagueja quando perguntam sobre a CPI do Narcotráfico. O gabinete do prefeito tem que ter atitude, e não medo!”, diz a legenda.
Houve ainda um segundo vídeo, com foco no debate e em Evandro, ainda sobre a CPI. Sarto cita que o presidente da Assembleia teria negado abrir a CPI por "medo" e diz que "gabinete do prefeito não é lugar de covarde". No fim, o gestor aparece usando óculos estilo "juliet", símbolo de sua campanha e abraçando apoiadores.
Evandro respondeu às provocações na tarde desta segunda-feira, 12, também por meio das redes sociais. Foi divulgado um vídeo, com cores tradicionais da campanha do petista, que compara uma baixa aprovação de Sarto com um ranking de governadores do Brasil, divulgado pela pesquisa da Atlas/Intel. No levantamento, Elmano aparece como o oitavo mais bem avaliado.
Confira a publicação de Evandro abaixo:
“Enquanto Sarto é o quarto pior prefeito do país, o governador Elmano está entre os oito governadores melhor avaliados do Brasil. É o Time PT que tem projeto, cuida e faz a diferença de verdade na vida das pessoas”, diz o vídeo.
Os dados são lidos por um narrador, intercalados com uma montagem com “memes”, assim como fez Sarto.
Ao mostrar a desaprovação da gestão municipal, por exemplo, o prefeito aparece tendo a “juliet” retirada, em uma montagem seguida de uma “vaia cearense”.
A “tréplica” veio menos de sete horas depois, em um vídeo quase idêntico ao divulgado por Evandro, mas desta vez com informações opostas: no qual Sarto detém uma maior aprovação que Elmano. Dados também são da Atlas/Intel.
São utilizadas as mesmas cores, um narrador com voz semelhante e até mesmo a montagem com a “vaia cearense”. No fim, a frase sobre o “time do PT” vira uma crítica ao mesmo grupo, e é retomado o assunto da segurança pública.
“É o time do PT, que prometeu cuidar das pessoas e olha como está a segurança aí pertinho de você”, diz o vídeo.
Veja imagens das publicações do prefeito e do deputado estadual:
Leia mais
Por que Sarto e Evandro se atacam diretamente?
Enquanto Sarto detém a máquina municipal, Evandro é o nome apoiado por Elmano, governador do Ceará. Apesar disso, os dois - prefeito e deputado - já foram companheiros de partido e integrantes do mesmo grupo político.
O rompimento do PDT com o PT, em 2022, fez com que políticos mais alinhados à base do Governo do Estado e ao senador Cid Gomes (PSB) deixassem o partido.
Muitos foram para o PSB, mas Evandro migrou para o PT no fim de 2023, já sinalizando uma possível disposição a concorrer à Prefeitura de Fortaleza, ou seja, em oposição a Sarto. Postulação acabou se concretizando em abril.
Os conflitos entre máquinas se deram desde o início do mandato de Elmano e circularam desde o aumento nas tarifas de ônibus até o limite de velocidade na avenida Osório de Paiva.
Neste ano eleitoral, o tom escalonou até se transformar em acusações. O foco, em suma, foi a segurança pública e as críticas de Sarto ao governador passaram para o candidato petista, que as retruca.
Vale lembrar que o prefeito de Fortaleza já citou nominalmente outro adversário nas redes sociais: Capitão Wagner (União Brasil). Sarto respondeu diretamente um vídeo no qual o opositor aparece correndo e “denunciando” problemas nas ruas de Fortaleza.