Sarto explica uso de óculos "Juliet" em campanha: "Símbolo da rebeldia"
O prefeito de Fortaleza rebateu críticas de adversários que o acusam de ter criado um "personagem" para as eleições de 2024
12:20 | Ago. 09, 2024
O prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT) rebateu as críticas que vem recebendo de adversários em razão do uso de óculos do modelo "Juliet" em atos de pré-campanha e também durante visitas a bairros da capital. O pedetista chegou, inclusive, a usar o acessório durante o primeiro debate entre candidatos à Prefeitura de Fortaleza, realizado nesta quinta-feira, 9, pela TV Band Ceará.
Durante as considerações finais, Sarto explicou por que passou a usar esse modelo de óculos. "Essa 'Juliet' é o símbolo da rebeldia de meninos e meninas do Brasil, do Ceará e de Fortaleza que querem ser ouvidos. E é pra eles que a gente direciona a maior parte da nossa política pública", destacou.
O gestor afirmou ainda ser "cria" da Barra do Ceará e "filho da escola pública": "E eu estou hoje aqui para mudar a realidade das pessoas. Em Fortaleza, nós já começamos a fazer essa mudança. Então, pega a visão: a mudança não pode parar", finalizou o candidato do PDT à reeleição.
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Sarto é alvo de críticas por parte de alguns concorrentes por ter criado, segundo eles, um "personagem" para tentar ganhar mais destaque nas eleições deste ano, apostando no estilo "zoeiro", ao mesmo tempo em que teria passado os outros três anos de gestão "sumido" e sem ter realizado grandes investimentos na periferia. Avaliação que o prefeito contesta, afirmando que a maior parte dos recursos municipais é voltada para as áreas mais carentes da cidade.
Quando surgiram os óculos "Juliet"
Os chamados óculos “Juliet” foram criados pela marca Oakley no ano de 1997, momento em que a marca colocou no mercado a linha X-Metal, uma coleção de óculos com armação metálica e suas famosas lentes de reflexo.
Eles se transformariam em uma febre quando o ator norte-americano Tom Cruise usou a peça no filme “Missão Impossível”.
Alguns anos depois, foram apropriado por grupos da periferia do Brasil, principalmente após o início do "funk ostentação", gênero musical que retrata jovens com automóveis, roupas de marca e, obviamente, os óculos, que serviram de inspirçaão até para nomes de músicas, como “Juliet No Rosto”, do MC Neguinho, “Juliet Tá Na Cara”, de Menorzinho MC, e “Bonde da Juju”, do MC Bio G3.