Aracati: Zé Airton cita troca de apoio do PT com Bismarck e prefeito projeta apoio de petistas

O PT decidiu retirar apoio do candidato do Republicanos e seguir com posição de neutralidade pensando na relação das siglas em Fortaleza

A decisão do PT de neutralidade em Aracati deve “ajudar” a base local do PT no município a seguir junto do bloco do prefeito Bismarck Maia (Podemos), que indicou Roberta Cardoso (Podemos) como candidata à sua sucessão. Em conversa com O POVO, o prefeito descartou o apoio de lideranças maiores, como a vice-prefeita, Denise Menezes (PT), e o deputado federal José Airton (PT), seu desafeto histórico, mas fala que nomes locais devem caminhar ao seu lado.

“Tem umas expressões, pessoas mais conhecidas que votam, devem votar, estão se expressando assim, na candidatura de oposição, mas acho que a maioria lá, a maioria de apreciadores, de admiradores e até mesmo de membros do PT, eu acho que deve ficar com a gente”, ressaltou.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

E seguiu: “Acho eu, estou vendo isso agora, estou vendo no dia a dia, não falo das lideranças maiores (como) a vice-prefeita, o deputado federal, eles estão se manifestando e ficaram do outro lado, mas eu não vejo isso na base, no povo”.

Mesmo com a possibilidade de membros do PT no município poderem ter a “opção” de escolha de qual chapa apoiar, foi preciso que a sigla, em nível estadual, aprovasse a neutralidade, o que retirou o apoio à chapa de Caetano Neto (Republicanos). A decisão da sigla, conforme Zé Airton, veio na expectativa de uma troca de apoio, com preocupações em Fortaleza, onde o PT tem Evandro Leitão como prioridade.  

“O PT estadual, assim como o nacional, analisa do ponto de vista estratégico geopolítico os interesses do partido e houve uma solicitação muito forte do Podemos inclusive condicionando o apoio ao Evandro aqui à neutralidade lá em Aracati”, afirmou na sexta-feira, 2, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve no Ceará.

Ele ressalto que, embora o PT tenha adotado essa postura, os demais partidos da federação, PCdoB e PV, desejaram seguir com Caetano e ainda há um impasse, já que, em tese, o partido teria que seguir com a indicação dos demais partidos.

Em Fortaleza, uma espécie de apoio do Podemos ao prefeito José Sarto (PDT) chegou a ser anunciado, com a presença do prefeito no evento de convenção partidário da sigla. O próprio PDT nacional dava como certa a participação de Sarto em convenções de partidos aliados, citando, entre as siglas, o Podemos.

Apesar do anúncio da ida do gestor, ele não compareceu. Na data, Bismarck foi ao evento e ressaltou que o partido não irá se coligar com o bloco de Sarto, vai seguir posição de neutralidade e que segue na base do governo estadual. 

"Oficialmente, nós estamos neutros, o Podemos faz parte da base do governo. Isso serve para questões municipais em outros municípios, mas temos uma forte chapa de vereadores e a neutralidade abre espaço para as pessoas se manifestarem", poderou Bismarck.

Colaborou Thays Maria Salles, repórter do O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

jose sarto pdt pt

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar