Líder do PT na Alece chama Sarto de 'Padre Kelmon do Ceará'
Petista reconheceu trabalho pedetista a nível nacional, mas projetou outras visitas de Lula ao Ceará
22:46 | Ago. 07, 2024
O deputado estadual De Assis Diniz, líder do bloco do PT na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), chamou o prefeito José Sarto (PDT) de “Padre Kelmon do Ceará”. A comparação se refere ao ex-presidenciável que disputou o comando do Palácio do Planalto em 2022, ficando em sétimo lugar na corrida eleitoral.
“Quem não vai estar nem em terceiro [lugar] é o Sarto. Coitado do Sarto, o Padre Kelmon do Ceará. Você sabe que o Ceará também tem um Padre Kelmon, né? É o prefeito Sarto”, afirmou o deputado estadual durante a edição desta quarta-feira, 7, do programa Debates do POVO, na Rádio O POVO CBN. Ocasião também contou com a presença do presidente interino do PDT, deputado federal André Figueiredo.
Leia mais
Em Fortaleza, a sigla pedetista Sarto concorrendo à reeleição, enquanto a legenda petista disputa com o presidente da Alece, o deputado estadual Evandro Leitão. Antes da comparação, De Assis já havia projetado que esse seria o lugar do candidato do PDT.
“Hoje de manhã na Assembleia eu disse que ele está com empate técnico com o Padre Kelmon. É o lugar que vai reservá-lo. Fortaleza sabe disso, André, e você sabe muito bem — porque você tem as mesmas informações às quais a gente tem —, o nível de avaliação do que pensa o fortalezense sobre o prefeito Sarto”, expressou o líder do PT.
De Assis seguiu nas críticas ao afirmar que o chefe do Executivo municipal começou a aparecer apenas neste ano. “[Em] Fortaleza o prefeito passou três anos passeando, resolvendo fazer as coisas nos últimos segundos”, afirmou o deputado estadual.
Neste momento, ele foi interpelado por André Figueiredo, que questionou onde o correligionário estaria passeando. Ao que De Assis respondeu: “Todo canto do mundo. 2021, 2022, 2023. Resolveu trabalhar em 2024”.
Em outro momento do acalorado debate, o petista ainda alfinetou: “O que foi que o Sarto fez fora os projetos do Roberto Cláudio?”, questionou o petista ao rebater Figueiredo sobre o governador Elmano de Freitas (PT) dar continuidade a um projeto do ex-governador, hoje ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
PDT x PT: De Assis projeta outras visitas de Lula a Fortaleza
Sobre a relação PDT e PT e a vinda de Lula, o deputado De Assis reconheceu que o partido opositor em Fortaleza “tem tido uma conduta muito leal a nível nacional em defesa dos projetos estratégicos do País”.
Quando questionado se o presidente virá outras vezes para participar da campanha de Evandro, ele contou que a discussão “de como será o papel de Lula” ainda ocorrerá. Contudo, De Assis ponderou que, por se tratar de “uma hierarquia de prioridade a nível nacional do PT”, o presidente deve vir para evento no Ceará não apenas em Fortaleza, mas em outras cidades consideradas importantes no “projeto” petista.
Quem é o Padre Kelmon?
Kelmon Luís Souza, conhecido como Padre Kelmon, foi candidato a presidente do Brasil nas eleições de 2022, sendo o sétimo mais votado ao alcançar 81.129 votos. Kelmon entrou na disputa ao Planalto após impugnação da candidatura do presidente nacional do PTB, ex-deputado federal Roberto Jefferson.
O desempenho do então candidato nos debates presidenciais gerou memes na internet. No encontro da TV Globo, ele foi chamado de "padre de festa junina" pela senadora Soraya Thronicke (União Brasil) e foi flagrado trocando papéis com ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que tentava reeleição.
Veja na íntegra Debates do POVO com André Figueiredo e De Assis Diniz