André e De Assis acusam bases opositoras de alinhamento com bolsonarismo
Para o petista, deputados estaduais do PDT têm alinhamento com bolsonaristas. Enquanto o pedetista diz que vereadores do PT estão "ao lado do bolsonarismo na oposição ao Sarto"
22:54 | Ago. 07, 2024
O líder do PT na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual De Assis Diniz, e o presidente interino do PDT, deputado federal André Figueiredo, acusaram, respectivamente, a base do governo Sarto na Alece e a base do governo Elmano na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) de estarem alinhadas com o bolsonarismo.
As declarações foram dadas durante o programa Debates do O POVO da Rádio O POVO CBN, nesta terça-feira, 7. A edição, conduzida pelo jornalista e colunista do O POVO, Henrique Araújo, teve como tema "Lula em Fortaleza e os ataques entre Evandro e Sarto", ambos candidatos a prefeito de Fortaleza.
Leia mais
"Alinhamento político se dá de várias formas. O que a bancada do PDT tem, hoje, na Alece, com o bolsonarismo é algo, assim, que traz perplexidade no mundo da política", inicia De Assis.
Logo, o petista é interrompido por Figueiredo, que questiona: "Assim como na Câmara Municipal, é isso? Porque na CMFor, o PT está ao lado do bolsonarismo na oposição ao Sarto. Então, eu quero saber: o que vale para Chico vale para Francisco", citando ditado popular.
Em resposta, o deputado estadual pergunta se quem "bancou" o título de cidadão fortalezense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o PT. O dirigente pedetista rebate afirmando que Evandro Leitão (PT) não retirou a assinatura dele quando foi proposto título de cidadão cearense ao ex-mandatário na Alece.
Na Câmara, a honraria foi proposta pelo vereador Julierme Sena (hoje no PL) e aprovada em dezembro de 2023 por maioria 20 votos a favor, 12 contra e três abstenções. Parlamentares da base municipal foram favoráveis à concessão do título a Bolsonaro.
"Estou categoricamente afirmando que há uma aliança na Assembleia com os deputados, expressa em acordo tático, em posições alinhadas. Basta ver o cotidiano da Assembleia de quem está lá dentro, André. Isso não é alinhado com a direita? Isso é o que?", continua De Assis.
André responde que "não, isso é oposição". Em seguida, De Assis pondera que "o PDT poderia ter um comportamento independente". "E tem", garante o pedetista.