Com "chá de revelação", Capitão Wagner anuncia Edilene Pessoa como vice na eleição para prefeito
A convenção do União Brasil ocorre na manhã deste sábado, 3Capitão Wagner (União Brasil) anunciou Edilene Pessoa como candidata a vice na chapa que disputará a Prefeitura de Fortaleza nas eleições deste ano. Nutricionista e conselheira tutelar, ela é ligada à igreja Assembleia de Deus. A candidatura terá chapa pura, com ambos os candidatos do União Brasil.
Leia mais
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Antes do anúncio, Wagner fez suspense, elencou algumas opções e características antes de confirmar quem seria a escolhida. Ele citou o deputado Sargento Reginauro (União Brasil), que foi citado no bastidores. Em seguida, falou sobre Kamila Cardoso (União Brasil), vice em 2020 e candidata ao Senado em 2022, mas disse que não era ela, que é candidata à Câmara Municipal. Foi também citado o ex-deputado Carlos Matos. Ele segue como coordenador do plano de governo de Wagner. Mencionou também a professora Débora Leite, mas descartou.
"Vocês estão surpresos? Sim, né? Pois é. Eu também", disse a candidata a vice ao discursar. Ao O POVO, Edilene destacou que vinha se articulando para concorrer a vereadora quando recebeu o convite de integrar a chapa. Segundo ela, Wagner chegou a dialogar com outros partidos, mas houve a decisão por uma chapa pura.
"Ele (Wagner) estava fazendo coligações, conversando com partidos, mas disse que, se fosse chapa pura, queria apresentar o meu nome. Na hora, fiquei bastante surpresa porque já estávamos tralhando na pré-campanha, fiquei um pouco surpresa, mas na mesma hora que sim. Se não acontecesse as coligações que ele estava esperando, nós estaríamos aqui", ressaltou.
Edilene apontou "acreditar" na candidatura de Wagner e, em uma eleição com vices também do meio político, como a deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD) e o presidente do PSDB, Élcio Batista, se disse pronta para o debate. "Com certeza, estarei preparada. Isso tudo ainda é muito novo. No Conselho Tutelar, foi a primeira vez que eu disputei uma eleição e, agora estava preparada para a campanha de vereadora e nós veio essa surpresa maravilhosa. Nós estamos aqui e temos coragem e disponibilidade para lutar", disse.
Leia mais
Apesar do Pessoa no sobrenome, ela não tem relações familiares com o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União Brasil). Seu núcleo familiar conta com o pastor Osires Pessoa Júnior, da Assembleia de Deus Montese. Ela conduziu uma oração no início da convenção.
As candidaturas foram oficializadas na manhã deste sábado, 3. A convenção do União Brasil ocorreu no colégio Tiradentes, na avenida Duque de Caxias, Centro. O local foi escolhido porque Wagner foi professor de cursinhos preparatórios para concursos. A candidatura busca explorar aspectos do candidato para além do policial e enfatiza o lado professor e também a passagem como secretário da Saúde na Prefeitura de Maracanaú.
Cúpula do União faz elogios a Wagner
Personalidades do União Brasil compareceram em peso na convenção de Wagner. O coordenador da campanha, o deputado Danilo Forte (União Brasil) fez forte discurso em apoio ao candidato. "É a hora e a vez do Wagner na Prefeitura de Fortaleza", afirmou. E seguiu: "Nós não confiamos no prefeito que está aí. O Sarto (atual prefeito, filiado ao PDT) só fez criar taxa e aumentar a arrecadação em detrimento da qualidade de vida das pessoas".
Danilo também ironizou a falta da figura da cadela Marrion, muito visada na campanha de Sarto em 2020. "Ele está também perdido, que não sabe nem onde está a Marrion. Alguém sabe onde está a Marrion. O Sarto perdeu a Marrion e vai perder a Prefeitura", disse.
O ex-governador Lúcio Alcântara destacou a trajetória do candidato e ressaltou o fato de ele ter tido a maior votação na Capital em 2022. "Nosso povo de Fortaleza é mais livre, é mais independente, é menos sujeito ao poder do dia".
Ao falar que Wagner é militar e tem orgulho disso, Lúcio questionou: "Agora, eu pergunto, quem é que tá brigando aí todo dia, quem é que tá guerreando aí todo dia? Vocês já viram o Wagner insultar alguém? Ofender alguém? Porque ele é o prefeito da paz, é um homem pacífico. Só fala em unir, só fala em fazer o bem. Só fala em construir. Atacado, ofendido, ele reage como deve reagir o bom cristão. Com o perdão, deixando que cada um siga o seu caminho".
Roberto Pessoa também subiu no palco e elogiou o desempenho de Wagner à frente da secretária de Saúde. "Eu quero agradeceu em público pelo empenho que você teve e a melhoria da saúde. Sempre digo que Maracanaú vai ser a menos ruim do Estado do Ceará", afirmou.
Wagner lidera pesquisa
Esta é a terceira vez em que Capitão Wagner concorre a prefeito de Fortaleza. Em 2016 e 2020, ele foi ao segundo turno, mas acabou derrotado, respectivamente, por Roberto Cláudio e José Sarto, ambos do PDT.
A primeira pesquisa Datafolha para a eleição em Fortaleza, divulgada na quinta-feira, 27 de junho (27/06), mostrou Capitão Wagner (União Brasil) com 32% das intenções de voto. José Sarto (PDT) teve 19%. André Fernandes (PL) ficou com 14%. Evandro Leitão (PT) ficou com 8%. Eduardo Girão (Novo) teve 7%. Técio Nunes (Psol) apareceu com 1%, mesmo percentual de Haroldo Neto (UP), cuja candidatura foi retirada para apoiar Técio.
O Datafolha ouviu presencialmente 644 eleitores de Fortaleza entre a última segunda-feira, 24, e a última quarta-feira, 26. A pesquisa foi encomendada pelo Grupo de Comunicação O POVO, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número CE-01909/2024 e tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A taxa de confiança é de 95%.
O pré-candidato Zé Batista (PSTU) não consta nesta primeira rodada da pesquisa Datafolha porque sua pré-candidatura foi anunciada na última segunda-feira, 24 de junho, quando a pesquisa já estava em curso.
Atualizada às 14h32min
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente