Gabriella Aguiar rebate críticas de Danilo Forte: "Misoginia e preconceito com o Interior"

Deputada e pré-candidata a vice-prefeita em chapa que tem Evandro Leitão (PT), Gabriella ressaltou ter nascido e ter parte da formação e trajetória profissional em Fortaleza, e que Forte foi "incapaz" de estudar seu histórico

A deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD), pré-candidata a vice-prefeita de Fortaleza na chapa encabeçada por Evandro Leitão (PT), rebateu declarações do deputado federal Danilo Forte (União Brasil) que chamou a escolha da vice do PT de “oligarquia rural” devido ao histórico familiar de Gabriella, que tem berço político em Tauá.

Em entrevista à Rádio O POVO CBN, nesta quarta-feira, 31, a parlamentar disse que o posicionamento reforça comportamento de “misoginia” e “preconceito” com pessoas do Interior.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Lamento profundamente que a campanha ainda nem tenha começado e o deputado Danilo tenha vindo com um ataque desse tipo. Ele precisa conhecer um pouco mais da minha história, respeitar o meu legado. E aí, isso mostra duas coisas nele. Primeiro a misoginia, a falta de respeito com mulheres, e também o preconceito com as pessoas que vêm do Interior. Lembrando que parte da população de Fortaleza tem o Interior na sua origem”, declarou.

Gabriella lembrou que nasceu em Fortaleza e teve formação e parte da trajetória profissional da Capital. “Apesar de eu ter nascido em Fortaleza, ter feito minha educação aqui, trabalhado em hospitais da rede pública, eu conheço várias regionais de Fortaleza por meio dos hospitais em que já trabalhei. O deputado Danilo foi incapaz de estudar meu histórico e se posicionar de uma maneira adequada”.

Críticas

Danilo Forte é coordenador da campanha do pré-candidato a prefeito de Fortaleza Capitão Wagner (União Brasil). Na última terça-feira, 30, Forte concedeu entrevista à Rádio O POVO CBN. Na ocasião, disse que Evandro Leitão é um petista “sem identidade”, que Gabriella era parte de uma “oligarquia rural” e que o PT tentava resgatar uma prática antiga na política cearense.

Ao ser questionado sobre os flancos que enxergava nas candidaturas adversárias, Danilo pontuou: “Quanto ao Evandro, acho que ele ficou sem identidade. Porque todo mundo sabe que o Evandro não é petista. Ele não está conseguindo nem mobilizar os próprios petistas. Há um descrédito muito grande de confiança na identidade própria do Evandro”, disse.

O aliado de Wagner também criticou a escolha de Gabriella Aguiar como vice do PT. A decisão foi anunciada nesta semana por Evandro e elevou o PSD na escala de alianças. “Está resgatando o que existe de mais atrasado na política cearense, que são as oligarquias rurais. A vice do Evandro, o que representa? Uma oligarquia rural lá de Tauá. Está tentando ressuscitar um modelo que Fortaleza já superou há muito tempo”, completou.

Reação

Após a fala de Danilo, o presidente do PT Fortaleza, deputado estadual Guilherme Sampaio, saiu em defesa de Leitão. "Parece deboche, o bolsonarista que comanda a campanha do Capitão Wagner, atacar nosso candidato do PT, Evandro, e ainda falando em democracia", apontou Guilherme, que é coordenador-geral da campanha de Evandro.

Sampaio disse ainda que os adversários "não entendem de democracia. Sempre a atacaram. Já Evandro, que representa o projeto que tem Lula, Camilo e Elmano, tem uma trajetória de luta e de respeito".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PT PSD União Brasil Evandro Leitão Capitão Wagner

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar