Entenda como o PSD superou o PSB para indicar Gabriella como vice de Evandro
O partido socialista, mesmo sendo presidido por Eudoro Santana e tendo Cid Gomes, perdeu a disputa interna para o PSD para nomear a composição de chapa com o PT
10:02 | Jul. 30, 2024
Evandro Leitão (PT), pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, anunciou nesta segunda-feira, 29, a sua vice, a deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD). A decisão foi oficializada após um café da manhã entre ambos, mas já estava definida há algum tempo.
Há alguns dias, o O POVO mostrou que o nome da parlamentar já era dado como certo nos bastidores. Apenas de uma reviravolta não concretizaria o plano. A escolha de Gabriella foi fruto de diálogo entre membros do arco de alianças do PT em Fortaleza, inclusive Eudoro Santana, presidente estadual do PSB, e o senador Cid Gomes (PSB), que segundo interlocutores, teve participação significativa no processo, embora mais afastado publicamente.
Dentro do partido socialista, o sentimento é de tranquilidade, embora pleiteasse a vice com a indicação de Luísa Cela. De acordo com fonte ouvida, o foco é a eleição de Evandro e o PSB terá papel importante na campanha e em uma eventual gestão na Prefeitura.
O partido presidido pelo pai do ministro Camilo Santana largou na frente para ocupar a vice do PT na disputa pelo Paço Municipal quando o diálogo se iniciou. Porém, na reta final, o PSD, com muita força de Luiz Gastão e Domingos Filho, presidentes municipal e estadual, sendo este último pai de Gabriella, "atropelou" os concorrentes e conseguiu superar o PSB.
Leia mais
PSD foi adversário do PT em 2022
Se em 2024 o PSD está na chapa do PT, na última eleição a situação foi diferente. Domingos Filho, ex-vice-governador e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), foi o vice na chapa encabeçada por Roberto Cláudio (PDT).
Eles concorreram contra a candidatura do PT, de Elmano de Freitas, que se saiu vencedor ainda no primeiro turno. Em 2023 o PSD entregou os cargos na Prefeitura de Fortaleza e em 48 horas entrou na base do governo estadual.
De PSB favorito para PSD conquistar a vice
Em fevereiro, a vereadora Enfermeira Ana Paula, ainda no PDT, afirmou ao O POVO que havia um acordo e convite para ser candidata à vice-prefeita. Ela filiou-se ao PSB e se colocou à disposição para disputar o cargo.
Já em abril, a sigla socialista fez movimentos de olho para o posto. Luísa Cela além de se filiar ao partido, transferiu o domicílio eleitoral de Sobral para Fortaleza, sendo assim opção para formar chapa com Evandro.
Ela deixou a secretaria da Cultura no prazo para estar apta a concorrer a vice-prefeita. Ela confirmou haver acordo com o governador Elmano de Freitas (PT) para retomar a pasta após o período eleitoral, uma vez que não concorrerá.
Leia mais
O PSD ganhou peso e força nas negociações, principalmente após a janela partidária, quando o partido saiu de dois vereadores para sete, com grande influência do presidente municipal, Luiz Gastão. Em comparação, o PSB tinha duas cadeiras na Câmara de Fortaleza e permaneceu com o número, saindo discreto.
Com isso, o PSD teve a bancada legislativa como um trunfo, além de ofensivas. De início, Gastão citava Cláudia Brilhante, diretora institucional da Fecomércio, para ser a vice, mas falou de Gabriella pela primeira vez em entrevista à rádio O POVO CBN e alfinetou o PSB.
"Olha, em termos de Fortaleza a liderança do PSD, os três deputados federais do PSD, juntos, a bancada federal do PSD teve mais de 180 mil votos em Fortaleza. Então, nós estamos discutindo votos e presenças na capital. Quantos votos o PSB teve?", indagou.
O deputado federal Célio Studart tentou se lançar candidato à prefeitura pelo PSD, aparecendo empatado tecnicamente com Evandro Leitão na pesquisa Datafolha, contratada pelo O POVO. O partido, porém, optou por compor chapa com o petista.
Por fim, com a influência de Domingos Filho no Ceará e Gastão com o peso do PSD em Fortaleza, Gabriella Aguiar recebeu o aval dos líderes e de Evandro para ser a vice.