Eudoro se diz contra alianças entre PSB e direita no Ceará, mas descarta intervenção

Apesar disso, o presidente do PSB Ceará reforçou que quem deve decidir sobre apoio e coligações são os diretórios municipais e que não pretende intervir em eventuais alianças

Presidente do PSB Ceará, o ex-deputado estadual Eudoro Santana se posicionou "pessoalmente" contra eventuais alianças entre o partido que dirige e o PL ou outras legendas mais à direita. Apesar disso, reforçou que a política municipal tem suas particularidades e que não pretende intervir em eventuais municípios onde o PSB se alie a siglas de espectro político distinto.

Eudoro destacou que o arco de aliança na Capital tem dez partidos e defendeu que a prioridade em outros municípios seja a união destas siglas. As declarações foram dadas em entrevista à Rádio O POVO CBN, nesta sexta-feira, 26 de julho.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Indagado sobre aproximações circunstanciais com o PL, Eudoro respondeu: “Nós temos uma postura democrática. Na eleição municipal há um quadro local que precisa ser levado em conta. Defendemos que quem deve decidir sobre apoio e coligações é o diretório ou comissão provisória municipal. (...) Nós não concordamos, como cidadão, presidente estadual, não concordamos que se faça coligação”, disse.

E seguiu, defendendo que as alianças sejam feitas com partidos que compõem o mesmo grupo político. “Temos um leque de dez partidos coligados na Capital, essa é a defesa que fazemos, mas se o partido decidir (se aliar com siglas distintas) não vamos intervir. Embora, pessoalmente, eu não concordo que o partido apoie candidatos do campo da direita. Sobretudo, quando temos um leque de dez partidos aliados em Fortaleza”, concluiu.

PSB e PL

Em pelo menos três municípios do Ceará, PSB e PL devem dividir palanques. É o caso de Morada Nova, Quixadá e Nova Russas. No caso de Morada Nova, distante 167,62 km de Fortaleza, PL deve apoiar Naiara Castro (PSB), filha de Glauber Castro, que já foi prefeito por três mandatos e é adversário histórico do PT.

Em Quixadá, a 169,61 km de distância da Capital, o prefeito Ricardo Silveira (PSD) tem como vice Marcelo Ventura (PSB). Ambos contam com o apoio do PL para encarar no pleito o pré-candidato petista Victor Marques, filho de Ilário Marques, figura histórica petista.

Em Nova Russas, a 304,39 km de Fortaleza, a prefeita Giordana Mano (PRD) tem como vice em sua chapa Anderson Pedrosa, da sigla socialista, e também tem o PL como um dos partidos aliados. Giordana é casada com o deputado federal Júnior Mano (PL).

O presidente estadual do PL, Carmelo Neto, deixou claro que o partido estará contra o PT no Ceará. Porém, guardando especificidades em cada município, a sigla ficará ao lado de outra legenda de esquerda, o Partido Socialista Brasileiro (PSB).

"O que há, em algumas cidades, é uma união anti-PT, uma frente anti-PT que nasce, se forma no Estado do Ceará contra a ditadura do Camilo Santana. Em algumas cidades onde nosso adversário comum é o PT e, por ventura, não tenha candidato dos dois partidos, os dois podem, sim, caminhar juntos contra o PT”, disse o deputado estadual na última terça-feira, 23, durante o programa O POVO News 2ª edição.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PSB PT Camilo Santana PL Eudoro Santana

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar